Em novembro de 2022 a Microsoft disponibilizou gratuitamente Máquinas Virtuais (Virtual Machines ou VMs) para o Windows 11 2022 Update (22H2), Visual Studio 2022, WSL e mais. No mês seguinte a empresa disponibilizou uma atualização para as VMs e agora, em janeiro, foi lançado mais um patch. Nesta versão mais recente, é possível utilizar o Windows 11 e todos os seus recursos, além de diversas ferramentas de desenvolvedor.
Requisitos para usar as máquinas virtuais com Windows 11
Para utilizar as máquinas virtuais da Microsoft com Windows 11, o usuário deve ter disponível 20 GB e precisa de ter instalado um software de virtualização de máquinas (VMWare, Hyper-V de segunda geração, VirtualBox e Parallels). Nestas VMs há as seguintes ferramentas:
- SKU do Windows 11 Enterprise (avaliação)
- Visual Studio 2022 Community Edition com UWP
- .NET Desktop
- Azure
- Windows App SDK para cargas de trabalho C# habilitadas
- Subsistema do Windows para Linux 2 ativado com o Ubuntu instalado
- Terminal do Windows instalado
- Modo de desenvolvedor ativado
Disponibilidade
Ao utilizar as VMs da Microsoft do Windows 11, tenha em mente que elas não são totalmente gratuitas. Porém, você pode utilizá-las sem custo algum até o dia 12 de abril de 2023. Após esses dados, será solicitada a ativação do Windows, assim como ocorre em instalações locais do sistema operacional. Caso queira instalá-las, faça o download dos links no site oficial aqui.