O Windows 11 ganhará widgets de terceiros com um quadro cheio deles em breve. Embora a maioria das pessoas ainda prefira utilizar o sistema operacional sem interagir com widgets, os desenvolvedores acreditam que eles estão na moda atualmente e irão em frente com essa ideia. Por enquanto, a novidade está presente para participantes do programa Windows Insider, que testa recursos e correções relacionadas a bugs e segurança.
Se você não sabe o que são widgets, basta procurar pela palavra na busca do aplicativo Configurações no seu celular Android ou iOS (iPhone). Trata-se de uma janela suspensa que fica na tela inicial do smartphone, junto com os aplicativos, onde são podem ser exibidas informações objetivas e botões de comando para oferecer uma espécie de atalho rápido para acessar dados e realizar comandos.
Widgets chegando ao Windows 11
A adição do widget do aplicativo "Vincular ao Celular" (Phone Link) no Windows 11 é um sinal de que a Microsoft está investindo na experiência com widgets. Anteriormente, somente aplicativos nativos do Windows, criados pela Microsoft, suportavam este formato de exibição de informações e/ou botões de comandos. Porém, em breve teremos widgets de terceiros como, por exemplo, o Messenger e o Facebook.
Windows 11: Onde é possível ativar os widgets?
O painel de widgets pode ser acessado através da barra de tarefas. Lá há um pequeno ícone de widget, ao lado do menu iniciar. Ao selecioná-lo, é possível acessar o quadro de widgets, que será aberto do lado esquerdo da tela por padrão.
Caso você esteja utilizando a versão 22H2 do Windows 11, é possível baixar o Windows Web Experience Pack (423.2300.0.0) na Microsoft Store. Com esta atualização, o usuário ganhará o botão "Expandir" em cima no canto direito do quadro de widgets, que, ao ser selecionado, os widgets serão exibidos em toda a área de trabalho. Se você participar do programa Windows Insider, poderá utilizar widgets de terceiros.