Propagandas do Microsoft 365 estão impedindo os usuários de acessar a área de trabalho do Windows 10. Segundo os relatos, ao fazer o login no sistema operacional, uma oferta de período de avaliação do Microsoft 365 aparece em tela cheia. O grande problema está no que ocorre após selecionar a opção que recusa a chance de experimentar o pacote de programas de produtividade da Microsoft.
Com o título "Acesso concedido: estamos oferecendo a você uma avaliação gratuita do Microsoft 365 Família", as ofertas estão sendo exibida como uma notificação em tela cheia no Windows 10. O grande problema disso é que não há escolhas para o usuário sair da tela sem inserir as informações de pagamento para ativar a avaliação do Microsoft 365.
Após aparecer a tela de oferta para experimentar o Microsoft 365, o usuário pode escolher entre as opções "Experimentar gratuitamente" e "Não, obrigado". Entretanto, se a escolha for "Não, obrigado", aparecerá uma tela falando para confirmar a sua opção de pagamento e a única opção que se terá é "iniciar avaliação, comprar depois".
Quando estas telas estão aparecendo e o que fazer?
Após fazer uma instalação limpa ou realizar uma atualização de recursos, a tela cheia de avaliação do Microsoft 365 pode aparecer. Porém, normalmente há um botão para "Ignorar por enquanto" embaixo da tela, mas a Microsoft o substituiu por um link de "Privacidade e Cookies". Um usuário no Reddit chegou a publicar um vídeo mostrando o caso dizendo:
O Windows 10 me impede de inicializar no desktop sem primeiro ser forçado a aceitar o teste gratuito e $ 100 mensais depois disso (obviamente cancelei depois, mas WTF Microsoft).
Parece que eles acidentalmente trocaram as cordas para os botões de não, obrigado e de experimentar. O botão de experimentar deveria ser, na verdade, o botão de não, obrigado.
Ao que parece, a Microsoft está testando outros layouts para a sua oferta, pois houve relatos de promoções de 50% com os botões "Avançar" e "Não obrigado". Entretanto, ao clicar em "não, obrigado", ainda assim apareceria a tela para inserir os dados para pagamento.
Um usuário diz:
A mesma coisa literalmente aconteceu comigo ontem à noite. Fiquei me perguntando por que 'não, obrigado' continuou me pedindo um cartão e depois voltei e cliquei em próximo. Lamentável
Outra pessoa acrescentou dizendo:
Atualizei meu notebook ontem e tive o mesmo problema, levei três tentativas antes de descobrir. Isso [redigido] é criminoso.
Pelo menos, após inserir as informações de pagamento, ainda é possível cancelar o pedido de avaliação. Mas caso você se esqueça de cancelar, o valor da assinatura anual será cobrado no seu cartão de crédito. Por isso, não deixe de acessar sua conta Microsoft para fazer isso.