A Microsoft confirmou bugs em computadores com Windows 10 e Windows 11 que possuem hardware Intel. A empresa diz que as atualizações disponibilizadas com o Patch Tuesday de novembro de 2022 estão fazendo com que alguns aplicativos não estão abrindo em PCs com hardware da Intel, principalmente aqueles mais antigos, lançados no início de 2022.
Após o lançamento de atualizações recentes como, por exemplo, a KB5022360 para Windows 11 versão 22H2, surgiram relatos de usuários dizendo que estão tendo problemas com o travamento de aplicativos na inicialização, onde uma mensagem de erro aparecendo dizendo "apphelp.dll is missing". Entretanto, a Microsoft diz que não são todos os usuários que estão enfrentando este bug, pois essa inconsistência no funcionamento dos apps está relacionada especificamente ao hardware da Intel.
Microsoft confirma bug em computadores Intel com Windows 10 e Windows 11
A Microsoft atualizou o documento sobre a atualização KB5019980 para Windows 11 22H2, lançada no dia 8 de novembro de 2022 (Compilação 22621.819). Nele a empresa confirma que já está ciente dos problemas que estão ocorrendo com alguns computadores com hardware Intel e diz que somente aqueles PCs que estão utilizando os drivers gráficos Intel da versão 26.20.100.7463 até a versão 30.0.101.1190 sofrem com este bug.
Solução alternativa temporária
De acordo com a Microsoft, é possível atenuar o problema instalando um driver gráfico Intel mais recente que a versão 30.0.101.1190. Para isso, basta acessar o Windows Update ou baixar e instalar manualmente a versão mais recente utilizando através do recurso "Solução de Problemas" no aplicativo Configurações do Windows.
Segundo o documento publicado pela Microsoft, os computadores com hardware Intel que possuem as seguintes versões do Windows estão sendo afetados:
- Windows 11 versão 22H2
- Windows 10 versão 22H2
- Windows 11 versão 21H2
- Windows 10 versão 21H2
- Windows 10 versão 20H2
- Windows 10 Enterprise LTSC 2019
- Windows Server 2022
Atualização está a caminho, diz Microsoft
Felizmente a Microsoft afirma que já está trabalhando em uma solução para o problema causado em aplicativos instalados nos computadores com hardware Intel.
Estamos trabalhando em uma resolução e forneceremos uma atualização em uma versão futura.