As Configurações do Windows 11 vão receber diversos recursos e melhorias interessantes. Os usuários poderão, por exemplo, adicionar unidades VHD/VHDX, além de ganhar opções de teclado aprimoradas e seção "início" com um design totalmente novo. As novidades foram reveladas pelo usuário thebookisclosed no Twitter, onde ele diz que será possível criar unidades de armazenamento virtuais dentro do app.
Infelizmente este recurso está escondido e ainda não há uma ID para ser utilizada no Vivetool. Mas quando for possível ativar a funcionalidade, será possível gerar um VHD fixo ou dinâmico (até 2TB) ou um VHDX (até 64TB), especificando o local e selecionando um estilo de partição (GPT ou MBR).
Quais são as novas configurações de teclado?
Outra alteração que a atualização do app Configurações trará é a reorganização da ordem do idioma no submenu de línguas de entrada, para definir um teclado para utilizar por padrão na tela de login e inicialização. Essa funcionalidade pode ser testada utilizando o aplicativo Vivetool, que pode ser baixado no GitHub. Siga o passo a passo abaixo para ativar esta nova função.
Passo 01: Pressione Win + X e selecione Terminal (Admin).
Passo 02: Alterne o Terminal do Windows para o perfil Prompt de Comando com o atalho Ctrl + Shift + 2 ou clicando no botão de seta para baixo na parte superior da janela.
Passo 03: Navegue até a pasta que contém os arquivos do Vivetool com o comando CD. Por exemplo, se você colocou o Vivetool em C:\Vive, digite CD C:\Vive.
Passo 04: Digite vivetool /enable /id:34912776 e pressione Enter.
Passo 05: Reinicie o computador.
Caso queira voltar atrás sobre a alteração realizada acima, basta repetir as etapas substituindo /enable por /disable nos comandos dos passos 3 e 4.
Novo design na seção "início"
Na página inicial do aplicativo Configurações, a Microsoft irá lançar um novo design. Entretanto, ainda não se sabe muito a respeito das alterações que serão feitas. É necessário aguardar pelas próximas compilações do Windows 11.
Nova seção "Presença"
Através da nova seção "Presença" no app Configurações, o usuário poderá utilizar a função de detecção da presença física do usuário na frente do computador. Sabe-se que alguns computadores possuem um sensor dedicado para isso, sendo capazes de voltarem a funcionar ao se aproximar deles.