O programa Windows Insider está ganhando algumas novidades para seus canais de lançamento das prévias do sistema operacional da Microsoft. O anúncio foi feito no Blog do Windows, onde Amanda Langowski, líder do programa Windows Insider, revelou as novidades que chegarão em breve para a comunidade. O destaque sem dúvidas é o novo canal Canary, voltado para usuários com conhecimento altamente técnico.
Além do novo canal Canary, o canal Dev está sendo reformulado e, de acordo com Amanda Langowski, ele trará "novos recursos e experiências de longo prazo em desenvolvimento". Abaixo explicaremos melhor sobre estas duas novidades que estão chegando para os participantes do programa Windows Insider.
O novo canal Canary no Windows Insider
Segundo a Microsoft, o novo canal Canary foi criado para receber versões de visualização (preview) do Windows contendo alterações do sistema operacional que exigem mais tempo para serem lançadas na versão estável do Windows 10 e do Windows 11. A empresa diz que no canal Canary serão aplicadas grandes mudanças como, por exemplo, no kernel do Windows, novas APIs, etc. Essas alterações são semelhantes ao que é oferecido no canal Dev e alguns recursos experimentais podem nunca ser lançados para o público geral em futuras compilações do Windows.
De acordo com Amanda Langowski, as compilações do Windows que são lançadas no canal Canary terão números mais altos do que as disponibilizadas no canal Dev, Beta e Release Preview (começando com compilações da série 25000). Os Insiders que já estiverem recebendo essas compilações serão transferidos para o canal Canary e receberão uma notificação sobre esta mudança. Isso inclui computadores comerciais configurados no canal Dev em compilações da série 25000 que são gerenciadas por administradores de TI através da política do Windows Update for Business, Microsoft Intune ou através da Política de Grupo.
Tenha em mente que as compilações que serão enviadas para o canal Canary serão lançadas logo após serem criadas. Segundo a Microsoft, elas contarão com poucos documentos publicados pela empresa e não irão passar por muitas validações. O usuário poderá encontrar nelas problemas críticos que podem afetar o funcionamento correto do computador e, em alguns casos, precisar que o sistema operacional seja reinstalado.
Canal Dev reformulado
Boa parte do posicionamento do canal Dev do Windows Insider permanece o mesmo. Neste canal serão testadas novas ideias, trazendo novos recursos e ideias que não estão vinculados a uma versão específica do WIndows. Pode ocorrer de alguns conceitos nunca serem lançados, mas, ao mesmo tempo, outras funcionalidades podem aparecer em versões futuras do Windows para o público geral.
Haverá momentos em que o canal Canary irá receber recursos e experiências antes do canal Dev. Entretanto, o canal Dev terá uma versão do Windows mais estável e é por este motivo que a Microsoft recomenda que a maioria dos Insiders participem deste canal. Além disso, é dito que de agora em diante o canal Dev receberá compilações da série 23000.
Qual canal escolher no Windows Insider?
A Microsoft recomenda a todos os participantes do Windows Insider que reavalie qual é o canal mais adequado para receber as compilações de teste do sistema operacional. A empresa diz que "se você é um Insider no Canal Beta e deseja estar mais próximo dos novos recursos e experiências mais recentes", atualmente é recomendado se escolha o canal Dev.
Note que a troca de canais no Windows Insider, não é permitido que se receba compilações com números menores. Caso seja esse o caso, é necessário realizar uma instalação limpa do Windows 11.
Confira abaixo quais são as séries iniciais das compilações do Windows para cada canal:
- Canal Canary: série 25000.
- Canal Dev: série 23000.
- Canal Beta: série 22000.
- Release Preview: versões lançadas do Windows 10 e do Windows 11
Os Insiders que serão transferidos automaticamente para o canal Canary, mas querem utilizar o canal Dev, deverão fazer uma instalação limpa do Windows 11.
Como a Microsoft descreve os canais do Windows Insider em 2023?
Como houve alterações nos canais do Windows Insider em 2023, como você pôde ver acima, a Microsoft descreve da seguinte forma cada um deles:
- [NOVO!] Canary Channel: Ideal para usuários altamente técnicos. Visualize as alterações mais recentes da plataforma no início do ciclo de desenvolvimento. Essas compilações podem ser instáveis e são lançadas com pouca ou nenhuma documentação.
- [REFEITO!] Dev Channel: Ideal para entusiastas. Acesse as compilações de visualização mais recentes do Windows 11 enquanto incubamos novas ideias e desenvolvemos recursos de longo prazo. Haverá algumas arestas e baixa estabilidade.
- [Inalterado] Canal Beta: Ideal para os primeiros usuários. Essas compilações do Windows 11 serão mais confiáveis do que as compilações do nosso Dev Channel, com atualizações validadas pela Microsoft. Seu feedback tem o maior impacto aqui.
- [Inalterado] Canal de visualização de lançamento: ideal se você deseja visualizar correções e determinados recursos principais, além de obter acesso opcional à próxima versão do Windows antes que ela esteja disponível para o mundo. Este canal também é recomendado para usuários comerciais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.