O cronograma de atualizações opcionais para Windows 10 e Windows 11 sofrerá mudanças, anunciou a Microsoft. A partir de abril de 2023, as atualizações não relacionadas à segurança, que podem conter novos recursos e aprimoramentos, serão lançadas sempre na quarta semana do mês ao invés da terceira semana, como ocorria anteriormente.
De acordo com a desenvolvedora do Windows, a quarta semana do mês seria um período melhor para o lançamento de atualizações com novos recursos e correções de bugs para o Windows 10 e para o Windows 11. Com essa mudança, as atualizações opcionais passarão a vir duas semanas depois da disponibilização da atualização obrigatória ("Patch Tuesday") do mês do Windows.
Os diferentes tipos de atualizações para Windows
A Microsoft disponibiliza diferentes tipos de atualizações para Windows. Elas são classificadas como "atualizações de recursos", "atualizações de qualidade" e "moments/inovação contínua". As atualizações mensais do Windows são chamadas de "atualizações de qualidade" e são diferentes das grandes atualizações como, por exemplo, as que trouxeram a versão 22H2 do Windows 10 e do Windows 11, que são consideradas "atualizações de recursos".
A Microsoft utiliza as letras "B", "C" e "D" para determinar em que momento foi lançado as atualizações do Windows em cada mês. O Diretor Sênior de Comunicações de Windows e Dispositivos da Microsoft, Chris Morrissey, diz:
O termo 'lançamento de visualização opcional não relacionado à segurança' agora substitui o que costumávamos chamar de liberação 'C' ou 'D' para alinhar com o processo atual.
Como instalar uma atualização opcional do Windows
Para instalar uma atualização opcional do Windows, siga o passo a passo abaixo:
Passo 01: Acesse o aplicativo Configurações através do menu Iniciar.
Passo 02: Selecione "Atualização e segurança".
Passo 03: Clique em "Verificar se há atualizações".
Passo 04: Selecione o botão "baixar e instalar".