Recentemente, usuários do Windows 11 confirmaram que era possível recuperar parte das capturas de tela ("prints") ao utilizar a ferramenta Snipping Tool ("Ferramenta de Captura"), acionada pelo comando "Windows + Shift + S" no teclado. Felizmente, a Microsoft já estava ciente do bug que afetava a privacidade em PCs Windows e já disponibilizou uma correção no canal Canary para os participantes do programa Windows Insider.

A compilação 11.2302.20.0 do Windows 11 do canal Canary traz a correção para a vulnerabilidade da Snipping Tool ("Ferramenta de Captura"), ferramenta de captura de tela do sistema operacional. A versão estável atual do Windows 11 é a 11.2302.4.0.

Microsoft corrige falha de segurança do app Ferramenta de Captura

Bug que afetava a privacidade dos usuários no Windows 11 nas capturas de tela é corrigido pela Microsoft. Fonte: Oficina da Net

O site neowin relatou que é possível baixar a versão 11.2302.20.0 do Snipping Tool, que traz a correção, através da Microsoft Store. Porém, caso você não participe do programa Windows Insider, saiba que é possível baixar a atualização no Google Drive, graças ao usuário "XenoPanther" no Twitter. Entretanto, tenha em mente que essa versão do app voltada para desenvolvedores e você pode enfrentar outros problemas com ela.

Como testar se a vulnerabilidade da Snipping Tool foi corrigida

Para saber se você já está com a versão corrigida do aplicativo/ferramenta Snipping Tool ("Ferramenta de Captura"), basta você seguir o passo a passo abaixo:

Passo 01: Realize uma captura de tela através do comando "Windows + Shift + S" no teclado e salve a imagem.

Passo 02: Crie uma cópia da imagem e abra-a no app "Ferramenta de Captura".

Passo 03: Recorte a imagem e salve.

Passo 04: Compare os tamanhos dos arquivos. A versão não corrigida do aplicativo "Ferramenta de Captura" irá manter o tamanho dos arquivos inalterados.

Disponibilidade da versão estável corrigida do aplicativo Snipping Tool

Infelizmente, ainda não há previsão para que a Microsoft lance uma atualização do aplicativo Snipping Tool ("Ferramenta de Captura") com a correção relacionada ao bug de vulnerabilidade, onde permite que qualquer pessoa recupere um arquivo de imagem que foi apagado.