A atualização de abril (KB5025239) do Windows 11 está causando problemas para alguns usuários. A informação foi relatada pelo site WindowsLatest, onde é dito que os problemas variam, indo desde travamentos do File Explorer (explorer.exe) a ícones que desaparecem na área de trabalho, além de quedas de desempenho e lentidão nos SSDs.

Há relatos de usuários reclamando da atualização de abril do Windows 11 em comentários no Reddit e no Hub de Comentários da Microsoft. Analisando as queixas, nota-se que não são problemas generalizados. Alguns administradores disseram que estão tendo problemas com aplicativos de personalização da interface do Windows, problemas de velocidade no SSD, ícones da área de trabalho não respondendo, erros no menu de navegação, entre outros.

Atualização de abril (KB5025239) para Windows 11 causa problemas

Patch KB5025239 da atualização de abril para Windows 11 causa problemas para alguns. Fonte: Oficina da Net

Analisando os relatos de problemas de usuários que atualização seus computadores instalando o path KB5025239 para Windows 11 nesta semana, temos a seguinte lista de inconsistências no funcionamento do sistema operacional:

  • Problemas de desempenho do SSD causam tempos de inicialização mais lentos.
  • A interface do aplicativo de segurança do Windows está quebrada e informa incorretamente que o TPM 2.0 não está instalado e o dispositivo está vulnerável porque a proteção LSA está desativada quando ativada.
  • Os ícones ou ícones da área de trabalho que não respondem desaparecem e reaparecem após a instalação da atualização.
  • O Windows Update trava ou falha com mensagens de erro inúteis.
  • Problemas com o Explorador de Arquivos (File Explorer), barra de tarefas e Gerenciador de Tarefas.
  • BSOD (Blue Screen of Death ou Tela Azul da Morte) em casos raros.

Como se trata de uma atualização cumulativa automática, não há como evitar sem desativar as atualizações do sistema operacional, algo que não é recomendado por nós. Entretanto, após a instalação do patch de abril para Windows 11, diversos PCs ficaram mais lentos que o normal devido à queda de desempenho dos SSDs.

Como corrigir os problemas causados pela atualização KB5025239 no Windows 11

Caso você esteja enfrentando problemas com o funcionamento de seu computador após a atualização KB5025239 ser instalada, há uma única solução para resolver isto. Será necessário desinstalar a atualização. Para isso basta seguir o passo a passo abaixo:

Passo 01: Clique no menu iniciar e selecione o "Windows Update"

Passo 02: Ao acessar a janela do Windows Update, selecione "Exibir histórico de atualizações"

Passo 03: Localize a atualização KB5025239 e clique em desinstalar.

Passo 04: Reinicie o computador.

Pronto, após reiniciar o computador, provavelmente os problemas terão se resolvido.

O que há de novo na atualização de abril (KB5025239) do Windows 11?

A compilação 22621.1555 do Windows 11 versão 22H2 chega através da instalação do patch KB5025239. Ao atualizar, serão aplicadas 25 alterações, onde temos como destaque as seguintes mudanças:

  • Adição do Local Administrator Password Solution (LAPS) do Windows com caixa de entrada para o sistema operacional. Caso queira mais detalhes a respeito do novo recurso, acesse esta página.
  • Implementação de um novo recurso do "Microsoft Narrator" que permite agora a leitura de listas suspensas no Excel.
  • Implementação de notificações no menu iniciar do Windows para alguns usuários do sistema operacional. Segundo a Microsoft, haverá tratamentos visuais diferentes ao testar o novo recurso.
  • Caixa de pesquisa na barra de tarefas mais visível ao configurar o Windows para um modo de cor personalizado. Isso poderá ser percebido ao usar o modo escuro ou claro do Windows.
  • Solução de um erro que causava o travamento do PowerPoint ao utilizar ferramentas de acessibilidade.
  • Correção de um bug de compatibilidade causado pelo uso incompatível do Registro do Windows.
  • Correção de um bug no bloco de notas do Windows que impedia a exibição de todas as opções de configuração disponíveis.
  • Solução de um problema que fazia com que as impressoras fossem exibidas como dispositivos multimidia.