A atualização de abril (KB5025221) do Windows 10, lançada no dia 11, está causando novos problemas para alguns usuários. A informação veio através do site WindowsLatest, onde é dito que surgiram novos problemas relacionados a impressoras, além de bugs no menu de configuração de aplicativos padrão, que era aberto toda vez que o Google Chrome era iniciado, e também na instalação, que falhou para alguns.
Os usuários do Windows 11 também sofreram com o Patch Tuesday de abril, como você pode conferir aqui, e causou diversos transtornos. Infelizmente, como você pôde notar acima, até mesmo os administradores de computadores com Windows 10 estão sofrendo problemas com a última atualização lançada pela Microsoft. Abaixo você confere mais detalhes a respeito dos bugs que as pessoas estão enfrentando.
Atualização de abril do Windows 10 causa problemas de impressora
Após a instalação do patch obrigatório do mês de abril para Windows 10, usuários começaram a relatar dificuldades para utilizar a função de scanner de documentos das impressoras da Brother. Ao desinstalarem a atualização KB5025221, o problema foi resolvido, confirmando assim que a causa foi o update de abril.
No fórum da Microsoft e no Reddit, outros usuários também relataram problemas com impressoras da Brother após a instalação da atualização KB5025221. Mas além destes problemas, houve também um bug com o menu de configuração de aplicativos padrão, que era aberto toda vez que o Google Chrome era iniciado. Esse mal funcionamento foi relatado por parte do grupo piloto que foi afetado pelo update.
Alguns usuários também relataram que não conseguiram instalar a nova atualização, pois o Windows Update exibia uma mensagem de erro após iniciar o processo de download do patch.
Tive alguns problemas para fazer com que essa atualização cumulativa aparecesse no Windows Update por algum motivo. Usando o Win 10 Pro 22H2.
Quando recebi a atualização cumulativa, ela travou em 0% de download na GUI, mas estava instalando de qualquer maneira (eu podia ouvir o ventilador da CPU do meu PC girando).
Como corrigir os problemas causados pela atualização KB5025221 no Windows 10
Caso você esteja enfrentando problemas com o funcionamento de seu computador após a atualização KB5025221 ser instalada, há uma única solução para resolver isto. Será necessário desinstalar a atualização. Para isso basta seguir o passo a passo abaixo:
Passo 01: Clique no menu iniciar e selecione o "Windows Update"
Passo 02: Ao acessar a janela do Windows Update, selecione "Exibir histórico de atualizações"
Passo 03: Localize a atualização KB5025221 e clique em desinstalar.
Passo 04: Reinicie o computador.
Pronto, após reiniciar o computador, provavelmente os problemas terão se resolvido.
O que há de novo na atualização de abril (KB5025221) do Windows 10?
A compilação 19045.2846 do Windows 10 versão 22H2 chega através da instalação do patch KB5025221. Ao atualizar, serão aplicadas 10 alterações, onde temos como destaque as seguintes mudanças:
- Correção de um problema que fazia com que o "Desired State Configuration" esquecesse suas configurações anteriores se o arquivo "metaconfig.mof" estivesse ausente.
- Melhora da compatibilidade de algumas impressoras que utilizam drivers "Graphical Device Interface" (GDI) que não seguem totalmente os padrões GDI.
- Correção de um bug que fazia com que o ícone da credencial PIN do Fast Identity Online 2.0 (FIDO2) não aparecesse na tela de um monitor externo quando um notebook com a tampa fechada estivesse conectado.
- Implementação da nova Windows Local Administrator Password Solution com recurso de caixa de entrada do Windows. Para obter mais detalhes, acesse esta página.
- Correção de um bug que afeta perfis de dispositivos "kiosk" (quiosque). Se o administrador ativar o logon automático, pode não funcionar. Após a conclusão do provisionamento automática do piloto automático, os dispositivos permanecem na tela de credenciais. O problema ocorreu após a instalação de atualizações de janeiro de 2023 e posteriores.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.