A atualização de abril (KB5025221) do Windows 10, lançada no dia 11, está causando novos problemas para alguns usuários. A informação veio através do site WindowsLatest, onde é dito que surgiram novos problemas relacionados a impressoras, além de bugs no menu de configuração de aplicativos padrão, que era aberto toda vez que o Google Chrome era iniciado, e também na instalação, que falhou para alguns.

Os usuários do Windows 11 também sofreram com o Patch Tuesday de abril, como você pode conferir aqui, e causou diversos transtornos. Infelizmente, como você pôde notar acima, até mesmo os administradores de computadores com Windows 10 estão sofrendo problemas com a última atualização lançada pela Microsoft. Abaixo você confere mais detalhes a respeito dos bugs que as pessoas estão enfrentando.

Atualização de abril do Windows 10 causa problemas de impressora

Patch KB5025221 da atualização de abril para Windows 10 causa problemas para alguns. Fonte: Oficina da Net

Após a instalação do patch obrigatório do mês de abril para Windows 10, usuários começaram a relatar dificuldades para utilizar a função de scanner de documentos das impressoras da Brother. Ao desinstalarem a atualização KB5025221, o problema foi resolvido, confirmando assim que a causa foi o update de abril.

No fórum da Microsoft e no Reddit, outros usuários também relataram problemas com impressoras da Brother após a instalação da atualização KB5025221. Mas além destes problemas, houve também um bug com o menu de configuração de aplicativos padrão, que era aberto toda vez que o Google Chrome era iniciado. Esse mal funcionamento foi relatado por parte do grupo piloto que foi afetado pelo update.

Alguns usuários também relataram que não conseguiram instalar a nova atualização, pois o Windows Update exibia uma mensagem de erro após iniciar o processo de download do patch.

Tive alguns problemas para fazer com que essa atualização cumulativa aparecesse no Windows Update por algum motivo. Usando o Win 10 Pro 22H2.

Quando recebi a atualização cumulativa, ela travou em 0% de download na GUI, mas estava instalando de qualquer maneira (eu podia ouvir o ventilador da CPU do meu PC girando).

Como corrigir os problemas causados pela atualização KB5025221 no Windows 10

Caso você esteja enfrentando problemas com o funcionamento de seu computador após a atualização KB5025221 ser instalada, há uma única solução para resolver isto. Será necessário desinstalar a atualização. Para isso basta seguir o passo a passo abaixo:

Passo 01: Clique no menu iniciar e selecione o "Windows Update"

Passo 02: Ao acessar a janela do Windows Update, selecione "Exibir histórico de atualizações"

Passo 03: Localize a atualização KB5025221 e clique em desinstalar.

Passo 04: Reinicie o computador.

Pronto, após reiniciar o computador, provavelmente os problemas terão se resolvido.

O que há de novo na atualização de abril (KB5025221) do Windows 10?

A compilação 19045.2846 do Windows 10 versão 22H2 chega através da instalação do patch KB5025221. Ao atualizar, serão aplicadas 10 alterações, onde temos como destaque as seguintes mudanças:

  • Correção de um problema que fazia com que o "Desired State Configuration" esquecesse suas configurações anteriores se o arquivo "metaconfig.mof" estivesse ausente.
  • Melhora da compatibilidade de algumas impressoras que utilizam drivers "Graphical Device Interface" (GDI) que não seguem totalmente os padrões GDI.
  • Correção de um bug que fazia com que o ícone da credencial PIN do Fast Identity Online 2.0 (FIDO2) não aparecesse na tela de um monitor externo quando um notebook com a tampa fechada estivesse conectado.
  • Implementação da nova Windows Local Administrator Password Solution com recurso de caixa de entrada do Windows. Para obter mais detalhes, acesse esta página.
  • Correção de um bug que afeta perfis de dispositivos "kiosk" (quiosque). Se o administrador ativar o logon automático, pode não funcionar. Após a conclusão do provisionamento automática do piloto automático, os dispositivos permanecem na tela de credenciais. O problema ocorreu após a instalação de atualizações de janeiro de 2023 e posteriores.