A atualização KB5025297 para Windows 10 foi lançada nesta última terça-feira (25) via Windows Update. Neste patch temos como destaque um novo recurso do Firewall do Windows, a capacidade de sincronizar as configurações de região e idioma com a conta Microsoft, a correção do "notícias e interesses", onde ele piscava na barra de tarefas no momento que o Explorador de Arquivos (File Explorer) para de responder, a solução de um problema que afetava o processo LSASS (Local Security Authority Subsystem Service) e um bug que afetava a entrada nos serviços de trabalho remoto ao inserir um PIN para entrar no Windows Hello for Business (para empresas).

É importante lembrar que o Windows Update não irá realizar o download e instalação automaticamente desta vez. Por se tratar de uma atualização opcional, é necessário acessar a seção de "Atualização e Segurança" no aplicativo Configurações para clicar em "baixar e instalar".

Dois novos recursos são implementados pela atualização KB5025297 do Windows 10. Fonte: Oficina da Net
Dois novos recursos são implementados pela atualização KB5025297 do Windows 10. Fonte: Oficina da Net

Caso você procure por atualizações no Windows Update hoje, será exibido o seguinte patch:

2023-04 Visualização de Atualização Cumulativa para Windows 10 Version 22H2 parar x-64-Sistemas baseados (KB5025297)

Captura de tela da atualização KB5025297 do Windows 10 versão 22H2. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela da atualização KB5025297 do Windows 10 versão 22H2. Fonte: Vitor Valeri

Resumo da atualização Windows 10 KB5025297 (Compilação 19045.2913)

Ao realizar a instalação da atualização opcional KB5025297 de abril para Windows 10 versão 22H2, o sistema operacional irá avançar para compilação 19045.2913. Neste patch, a Microsoft implementou dois novos recursos: o de regras de grupo de apps no FireWall do Windows e a capacidade de sincronizar as configurações do idioma e região com a conta Microsoft.

Ao todo, a atualização KB5025297 traz 18 alterações, sendo as principais estas abaixo:

  • [Novo] Alteração das configurações do firewall. Agora você pode configurar as regras do grupo de aplicativos.
  • Adição da capacidade de sincronizar as configurações de idioma e região quando você altera o idioma de exibição ou o formato regional da sua conta da Microsoft. O Windows salvará essas configurações em sua conta se você tiver ativado a sincronização de preferências de idioma nas configurações de backup do Windows.
  • Solução de um problema que afeta o modo Microsoft Edge IE. As janelas pop-up são abertas em segundo plano, em vez de em primeiro plano.
  • Correção de um bug que afeta o modo Edge IE. O Tab Window Manager para de responder.
  • Alteração dos ícones de aplicativos para determinadas operadoras de celular.
  • Solução de um problema que afeta o método de entrada chinês. Você não pode ver todos os primeiros itens sugeridos.
  • Aplicação das preferências de remapeamento do controle Xbox Elite na área de trabalho para aqueles que usam o Xbox Adaptive Controller.
  • Correção de um bug que pode afetar notícias e interesses. Pode piscar na barra de tarefas e o File Explorer pode parar de responder.

Além das alterações acima, a Microsoft listou algumas melhorias que foram implementadas com a instalação da compilação 19045.2913 do Windows 10 versão 22H2. São elas:

  • [Novo] Alteração das configurações do firewall. Agora você pode configurar as regras do grupo de aplicativos.
  • Suporte a ordem de mudança do horário de verão da República Islâmica do Irã a partir de 2022.
  • Correção de um bug que fazia com que fossem enviados avisos inesperados de expiração de senha aos usuários. Isso acontecia quando o administrador configurava uma conta para usar "Smart Card is Required for Interactive Logon" e define "Enable Rolling of Expiring NTLM Secrets".
  • Solução de um problema que afeta o processo LSASS (Local Security Authority Subsystem Service). Pode parar de responder. Isso fazia com que o computador fosse reiniciado. O erro é 0xc0000005 (STATUS_ACCESS_VIOLATION).
  • Correção de um problema que afetava o conteúdo protegido. Quando você minimiza uma janela com conteúdo protegido, o conteúdo é exibido quando não deveria. Isso ocorre quando você está usando a visualização dinâmica de miniaturas da barra de tarefas.
  • Solução de um bug que afetava os pacotes de provisionamento. Eles não se aplicam em certas circunstâncias quando a elevação é necessária.
  • Correção de um problema que afetava clientes de gerenciamento de dispositivo móvel (MDM). O problema impede que você imprima. Isso ocorre devido a uma exceção.
  • Solução de um problema que afetava o controle de aplicativos do Windows Defender. A política que bloqueia o software usando uma regra de hash pode não impedir a execução do software.
  • Correção de um bug que ocorria quando você utilizava um PIN para entrar no Windows Hello para Empresas. A entrada nos Serviços de Área de Trabalho Remota pode falhar. A mensagem de erro é "A solicitação não é suportada".
  • Solução de um bug que estava afetando o layout do teclado para alguns quando se entrava em uma sessão de console. O layout pode ser redefinido para o padrão do sistema. Isso ocorre quando você bloqueia seu computador ou tem mais de um layout de teclado em Configurações.
  • Correção de um problema que afetava o Microsoft Edge WebView2. Esse problema causava um loop infinito ao tentar reiniciar o processo.
  • Solução de um problema que afetava as políticas de bloqueio de conta de administrador. "GPResult" e "Resultant Set of Policy" não relatavam isso.
  • Correção de um bug que afetava usuários e computadores do Active Directory. Ele parava de responder. Isso ocorria quando você utilizava o modo de exibição TaskPad para habilitar ou desabilitar vários objetos ao mesmo tempo.
  • Solução de um problema que afetava o Unified Write Filter (UWF). Quando você o desativava, utilizando uma chamada para Windows Management Instrumentation (WMI), seu dispositivo parava de responder.
  • Correção de um bug que afetava o Resilient File System (ReFS). Um erro de parada impedia que o sistema operacional inicialize corretamente.
  • Solução de um problema que afetava os comandos do MySQL. Os comandos falhavam em contêineres Windows Xenon.
  • Correção de um bug que afetava o SMB Direct. Os nós de extremidade podiam não estar disponíveis em sistemas que usam conjuntos de caracteres multibyte.
  • Solução de um bug que afetava aplicativos que utilizam DirectX em drivers gráficos Intel mais antigos. Você pode receber um erro do "apphelp.dll".

Caso você tenha instalado as atualizações anteriores, somente as novas alterações contidas neste patch serão baixadas e instalados em seu computador.

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 10, siga os passos:

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo no canto esquerdo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 05: Selecione "Baixar" nas atualizações disponíveis.

Baixe e instale manualmente a atualização KB5025297

É possível baixar a atualização KB5025297 para Windows 10 (64 bits e 32 bits x86) manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5025297 para a versão do Windows 10 que está no seu computador (20H2, 21H2 e 22H2).

Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 10.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.