A atualização KB5025305 para Windows 11 foi lançada no dia 25 de abril como um patch opcional e traz novos recursos, aprimoramentos e correções de bugs. Em destaque, temos uma nova opção para priorizar atualizações não relacionadas a segurança do Windows e a alteração nas regras do firewall, permitindo que o administrador configure as regras de grupo dos aplicativos.

É importante lembrar que este patch opcional não será baixado e instalado automaticamente. Para aplicá-lo em seu computador, é necessário que o usuário acesse a seção de "Atualização e Segurança" no aplicativo "Configurações" e clique em "baixar e instalar". Note que estas mesmas alterações serão implementadas no Patch Tuesday de maio de 2023 para Windows 11.

Atualização KB5025305 para Windows 11 22H2 (Compilação 22621.1635)

Microsoft disponibiliza atualização opcional KB5025305 para Windows 11 versão 22H2. Fonte: Oficina da Net

A compilação 22621.1635 do Windows 11 traz uma nova opção de atualização para priorizar os patches não relacionados à segurança do sistema operacional. Para utilizar o recurso, basta clicar no menu Iniciar, acessar o aplicativo Configurações, ir em Windows Update e ativar a opção "obtenha as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis". A Microsoft explica sobre a funcionalidade dizendo:

Se você definir a alternância para Off ou On, você ainda receberá as atualizações de segurança regulares como de costume. A alternância determina a rapidez com que você obtém as atualizações adicionais não relacionadas à segurança, correções, atualizações de recursos e melhorias.

Com o botão Obter as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis definido como ‘Ativado’, você pode ter certeza de que terá acesso às alterações mais recentes assim que estiverem disponíveis para o seu dispositivo, você terá prioridade para futuras atualizações e você ainda receberá atualizações de segurança como de costume.

A atualização de visualização KB5025305 do Windows 11 traz alguns novos recursos, além de correções e melhorias. Desta vez, temos como destaque as seguintes alterações:

  • [Novo] Adição de animações a alguns ícones no botão Widgets da barra de tarefas. Essas animações são ativadas quando: um novo anúncio aparece no botão Widgets da barra de tarefas ou ao passar o mouse sobre ou clique no botão Widgets da barra de tarefas.
  • [Novo] Implementação de um novo controle de alternância na página Configurações > Windows Update. Ao ativá-lo, seu dispositivo irá priorizar a obtenção de atualizações e aprimoramentos não relacionados à segurança mais recentes quando estiverem disponíveis para seu dispositivo. Para dispositivos gerenciados, a alternância é desativada por padrão. Caso queira obter mais informações, acesse esta página.
  • Correção de um problema que afetava o modo Microsoft Edge IE. As janelas pop-up eram abertas em segundo plano, ao invés de em primeiro plano.
  • Solução de um bug que afeta o método de entrada chinês. Você não pode ver todo o primeiro item sugerido.

Além das alterações acima, a Microsoft listou algumas melhorias que foram implementadas com a instalação da complicação 22621.1635 do Windows 11 versão 22H2. São elas:

  • [Novo] Alteração das configurações do firewall. Agora você pode configurar as regras do grupo de aplicativos.
  • Suporte a ordem de mudança do horário de verão da República Islâmica do Irã a partir de 2022.
  • Solução de um problema que afeta o processo LSASS (Local Security Authority Subsystem Service). Pode parar de responder. Isso fazia com que o computador fosse reiniciado. O erro é 0xc0000005 (STATUS_ACCESS_VIOLATION).
  • Correção de um bug que afetava o modo Microsoft Edge IE. O Tab Window Manager parava de responder.
  • Solução de um bug que afetava o conteúdo protegido. Ao minimizar uma janela com conteúdo protegido, o conteúdo era exibido quando não deveria. Isso ocorria quando se estava utilizando a visualização dinâmica de miniaturas da barra de tarefas.
  • Correção de um problema que afetava clientes de gerenciamento de dispositivo móvel (MDM). O bug impedia a impressão. Isso ocorria devido a uma exceção.
  • Alteração dos ícones de aplicativos para determinadas operadoras de celular.
  • Solução de um bug que afetava as políticas assinadas do Windows Defender Application Control (WDAC). Elas não são aplicadas ao Secure Kernel. Isso ocorria ao ativar o Secure Boot.
  • Correção de um problema que exibia a Visualização de Tarefas na área errada. Isso ocorria quando se fechava um jogo em tela inteira pressionando Win+Tab.
  • Solução de um bug que ocorria quando se utilizava um PIN para entrar no Windows Hello for Business (para empresas). A entrada nos Serviços de Área de Trabalho Remota falhava. A mensagem de erro que aparecia era "A solicitação não é suportada".
  • Correção de um problema que afetava as políticas de bloqueio de conta de administrador. GPResult e Resultant Set of Policy não os relatavam isso.
  • Solução de um bug que afetava o Unified Write Filter (UWF). Ao desativar usando uma chamada para Windows Management Instrumentation (WMI), o dispositivo parava de responder.
  • Correção de um problema que afetava o Resilient File System (ReFS). Ocorria um erro de parada que impedia que o sistema operacional inicializasse corretamente.
  • Solução de um bug que afetava os comandos do MySQL. Os comandos falhavam em contêineres Windows Xenon.
  • Correção de um bug que afeta o SMB Direct. Os nós de extremidade não estavam disponíveis em sistemas que usam conjuntos de caracteres multibyte.
  • Solução de um problema que afetava aplicativos que utilizam DirectX em drivers gráficos Intel mais antigos. Você pode receber um erro de "apphelp.dll".
  • Correção de um bug que afeta o LAPS (Local Administrator Password Solution) herdado e o novo recurso Windows LAPS. Ele não conseguia gerenciar a senha da conta local configurada. Isso ocorria quando se instalava o arquivo LAPS .msi herdado após a instalação da atualização do Windows de 11 de abril de 2023 em computadores que possuem uma política LAPS herdada.

Caso você tenha instalado as atualizações anteriores, somente as novas alterações contidas neste patch serão baixadas e instalados em seu computador.

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 11, siga os passos:

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 05: Selecione em "Baixar e instalar" nas atualizações.

Baixe e instale manualmente a atualização KB5025305

É possível baixar a atualização KB5025305 para Windows 11 manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5025305 para a versão do Windows 11 que está no seu computador.

Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 11.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.