O Windows Subsystem for Android (WSA ou Subsistema Android para Windows) ganhou uma nova atualização no Windows 11. O update traz novos recursos e a correção de alguns bugs. O principal destaque da nova versão é a capacidade de atribuir memória aos aplicativos Android no Windows, ou seja, o usuário poderá definir o quanto de memória RAM pode ser utilizada para a execução de apps mobile.
A atualização de maio de 2023 do WSA para Windows 11 também está ganhando o recurso de verificação de pacotes dos apps, onde é realizada uma análise dos dados dos aplicativos antes de instalá-los no computador. Esse processo é feito através de um antivírus instalado no Windows e tem como objetivo garantir a segurança dos apps instalados.
Outra novidade implementada na versão 2304.40000.3.0 do Windows Subsystem for Android é o suporte ao Android AppLink, que abre apps Android quando o usuário clica em um link compatível com o aplicativo. Além disso, houve alterações para trazer aprimoramentos relacionados ao desempenho e confiabilidade do WSA.
Changelog do WSA 2304.40000.3.0 para Windows 11
De acordo com a publicação da Microsoft no GitHub, estas foram as seguintes alterações realizadas na versão 2304.40000.3.0 do Windows Subsystem for Android:
- Verificação do pacote de dados dos apps no WSA: os aplicativos Android são verificados usando um software antivírus instalado no Windows antes da instalação do aplicativo.
- Capacidade ajustar quanta memória deve ser atribuída para a execução de apps Android no Windows.
- Os apps Android serão abertos automaticamente quando um usuário abrir um link relacionado ao aplicativo (suporte Android AppLink).
- Kernel do Linux atualizado para a versão 5.15.94.
- Melhorias de confiabilidade e desempenho
Lançamento e disponibilidade
A versão 2304.40000.3.0 do Windows Subsystem for Android foi lançada como preview. Ainda não há previsão para a disponibilização da atualização estável do WSA 2304.40000.3.0 para Windows 11.