A atualização (KB5026446) "Moment 3" do Windows 11 versão 22H2 está sendo lançada como um patch opcional no Windows Update. Nesta compilação do sistema operacional há vários recursos novos, incluindo alterações nas maneiras de se realizar a captura de tela. Temos como principais alterações realizadas pela Microsoft o despejo de memória do kernel em tempo real no gerenciador de tarefas, a implementação de melhorias na barra de tarefas e nas notificações, aprimoramentos relacionados a multitarefa, melhoria no controle de brilho adaptável de conteúdo e novos recursos de acessibilidade.
A atualização opcional de maio que possui o "Moment 3" do Windows 11 22H2 é a KB5026446 e está sendo disponibilizada para o público geral. Entretanto, como se trata de um update opcional, pois é uma compilação de visualização (preview), a atualização não será baixada e instalada automaticamente, será necessário entrar no Windows Update e clicar no botão para iniciar o processo.
Atualização "Moment 3" para Windows 11 22H2
O patch KB5026446 traz a atualização para o "Moment 3" do Windows 11 22H2 e altera a forma como são feitas as capturas de tela (print screen) no sistema operacional. No início de abril deste ano, a Microsoft chegou a testar na versão beta do Windows 11 o acesso à "Ferramenta de Captura" (Snipping Tool) através do pressionamento da tecla "Print Screen" e acredita-se que seja essa a alteração aplicada agora de forma definitiva. Porém, felizmente essa função é reversível e basta ir em Configurações > Acessibilidade > Teclado e desativar a função "Usar a tecla Print Screen para abrir a ferramenta de recorte".
Abaixo você pode conferir as principais novidades trazidas pela atualização "Moment 3" do Windows 11 22H2:
- Melhorias na barra de tarefas e notificação: Implementação de um novo indicador de VPN na barra de tarefas e um botão para copiar códigos de autenticação de dois fatores (2FA) diretamente das notificações.
- Despejo de memória do kernel ao vivo no Gerenciador de tarefas: com o fornecimento da opção de realizar despejos de memória do kernel ao vivo no Gerenciador de tarefas, esse novo recurso aprimora os recursos de solução de problemas do sistema.
- Melhora do controle de brilho adaptável de conteúdo (CABC): recurso desenvolvido para prolongar a duração da bateria em laptops e tablets, ele otimiza a função de controle de brilho adaptável.
- Melhorias em multitarefas: os usuários agora podem exibir mais guias do navegador Microsoft Edge ao utilizar o atalho de teclado Alt + Tab, proporcionando mais eficiência em multitarefas.
- Alteração na função de captura de tela: embora detalhes específicos não tenham sido mencionados, acredita-se que o novo recurso esteja relacionado à "Ferramenta de Captura" (Snipping Tool), que deverá ser ativada pela tecla "Print Screen".
- Melhorias de acessibilidade: Recursos para em tornar o sistema operacional mais conveniente e acessível para indivíduos com limitações físicas.
Segundo a Microsoft, a atualização "Moment 3" do Windows 11 traz diversas funcionalidades e aprimoramentos para negócios, incluindo segurança e gerenciamento de TI, além de melhorias relacionadas a usabilidade pessoal. Uma das medidas de segurança anunciadas é a da integração do processador Microsoft Pluton, que traz uma proteção maior contra malware, ataques de hardware e segurança aprimorada de credenciais.
Outra novidade que chega com o "Moment 3" do Windows 11 é a expansão do recurso legendas ao vivo, onde será adicionado mais 21 idiomas. O recurso de legendas ao vivo gera automaticamente legendas de qualquer forma de conteúdo de áudio no sistema operacional, permitindo que o usuário controle o PC e crie textos utilizando apenas a sua vez.
Há também a chegada do Bluetooth Low Energy para dispositivos compatíveis, trazendo melhorias para chamadas, vídeos e músicas. O suporte à tecnologia foi possível graças à parceria entre a Samsung, a Intel e a Microsoft. Isso leva-nos a pensar que a utilização do benefício seja exclusiva para smartphones Galaxy inicialmente.
A atualização também traz um layout maior para widgets fixados pelo usuário e um feed personalizado. Além disso, há novas melhorias de segurança criadas para aprimorar a proteção de hardware e software, incluindo a proteção por tokens no login, inicialização do Windows 365 e novos recursos de isolamento para aplicativos Wind32.
Confira a seguir o todas as alterações realizadas, com excessão das citadas acima, na atualização KB5026446 (Moment 3) do Windows 11 22H2, que avança o sistema operacional para a compilação 22621.1778.
- Exibição da quantidade total de capacidade de armazenamento de todas as assinaturas do Microsoft OneDrive. Também é mostrado o armazenamento total na página Contas no aplicativo Configurações.
- Correção de um bug que afetava o Input Method Editor (IME) chinês e japonês. Quando você pesquisa no Painel Emoji (tecla Windows + ponto (.) ), a pesquisa pode falhar para alguns de vocês.
- Solução de um problema que afetava o searchindexer.exe. Ele parava de funcionar depois que você saia. Esse problema ocorria depois que você atualizava seu computador para o Windows 11 Azure Virtual Desktop (AVD) e fazia o login nesse computador.
- Correção de um bug que afetava o Server Message Block (SMB). Você não podia acessar a pasta compartilhada SMB. Os erros exibidos eram "Recursos de memória insuficientes" ou "Recursos de sistema insuficientes".
- Solução de um problema que envia avisos inesperados de expiração de senha aos usuários. Isso ocorre quando você configura uma conta para usar "Smart Card is Required for Interactive Logon" e define "Enable Rolling of Expiring NTLM Secrets".
- Correção de um bug que afetava o serviço de subsistema da autoridade de segurança local (LSASS). Ele parava de funcionar. Isso ocorria quando se utilizava o Azure Virtual Desktop (AVD).
- Solução de um problema que afetava o cluster Storage Spaces Direct (S2D). Pode não vir online. Isso ocorria após uma substituição periódica de senha. O código de erro exibido era 1326.
- Correção de um bug que afetava o dot sourcing. Ele falhava em arquivos que contêm definição de classe no Windows PowerShell.
- Solução de um problema que afetava o uso do Visualizador de Eventos. O problema limitava o número de fontes de eventos que os usuários que não são administradores podiam acessar.
- Correção de um bug do Visualizador de Eventos. Afetava a renderização de um log de eventos encaminhado.
- Solução de um problema de um vazamento de memória. Ocorria toda vez que você imprimisse um documento rich text.
- Correção de um bug que afetava um computador quando ele renderizava um bitmap de meio-tom. O computador parava de funcionar.
- Solução de um problema que afetava dispositivos com várias GPUs discretas. Você não podia escolher as GPUs de alto desempenho na página de configurações gráficas padrão.
- Correção de um bug que impedia o funcionamento do dispositivo quando ele saia do modo de espera moderno. O erro exibido era 0x13A KERNEL_MODE_HEAP_CORRUPTION.
- Solução de um problema que afetava aplicativos que executavam determinadas ações em um retorno de chamada. Os aplicativos paravam de funcionar. Essas ações incluem fechar uma janela (WM_CLOSE).
- Alteração do número de telefone de suporte para a ativação do Microsoft India para Windows.
- Alteração dos intervalos de identidade de assinante móvel internacional (IMSI) para determinados provedores móveis.
- Correção de um bug que afetava o Firewall do Windows. O firewall eliminava todas as conexões com o endereço IP de um portal cativo. Isso ocorria quando você escolhia a opção Captive Portal Addresses.
- Solução de um problema que afeta os dispositivos associados ao Azure Active Directory (Azure AD). O Firewall do Windows não podia aplicar o domínio e o perfil corretos para eles.
- Correção de um bug que afetava o Windows Defender Application Control (WDAC). Isso criava eventos de auditoria desnecessários. Isso ocorria quando você escolhia a opção Disabled: Script Enforcement.
- Solução de um problema que afetava o Painel de Manuscrito em Chinês e Japonês. Ele não mostrava os candidatos à previsão de texto ou para de responder. Isso ocorria quando você selecionava uma palavra da lista de candidatos do Painel de Manuscrito.
- Correção de um bug que afetava o comando runas. Ele parava de funcionar. O dispositivo se comportava como se você não tivesse feito login em sua conta.
- Solução de um problema que afetava um grande ponto de nova análise. Acontecia um erro de parada ao usar o NTFS para acessá-lo. Esse problema ocorria depois que uma operação FSCTL Set cancelada alterando a tag de nova análise.
- Correção de conhecido que pode afetava alguns aplicativos de reconhecimento de fala. Eles tinham esporádicos de reconhecimento de fala, entrada expressiva e caligrafia. Isso ocorria quando o idioma de exibição é chinês ou japonês. Os aplicativos não reconheciam certas palavras. Eles não recebiam nenhuma entrada de reconhecimento de fala ou tipos de entrada afetados. É mais provável que esse problema ocorra quando os aplicativos utilizavam o reconhecimento de fala offline. Para desenvolvedores de aplicativos, esse problema afetava apenas o reconhecimento de fala que usa SRGS (Speech Recognition Grammar Specification) em Windows.Media.SpeechRecognition . Esse problema não afeta outros tipos de reconhecimento de fala.
Lançamento e disponibilidade
A atualização opcional (preview) com o "Moment 3" do Windows 11 será lançada no dia 24 de maio de 2023. Entretanto, a atualização automática do "Moment 3" será disponibilizada no dia 13 de junho de 2023.
Como baixar a atualização agora
Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 11, siga os passos:
Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo para abrir o menu iniciar.
Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.
Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".
Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".
Passo 05: Selecione em "Baixar e instalar" nas atualizações.
Baixe e instale manualmente a atualização KB5026446
É possível baixar a atualização KB5026446 para Windows 11 manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.
Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5026446 para a versão do Windows 11 que está no seu computador.
Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 11.
Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.