A atualização KB5026435 para Windows 10 foi disponibilizada nesta última terça-feira (23) no Windows Update. O patch "C", lançado pela Microsoft na terceira semana do mês, é de instalação opcional e traz aprimoramentos e correções. A versão de visualização (preview) da atualização cumulativa tem como destaque o aprimoramento da caixa de pesquisa na barra de tarefas, a implementação da capacidade de exibir até 3 notificações ao mesmo tempo, a correção de um problema em impressoras multifuncionais e a solução de um bug que afeta o teclado virtual.
É importante lembrar que o Windows Update não irá realizar o download e instalação automaticamente desta vez. Por se tratar de uma atualização opcional, é necessário acessar a seção de "Atualização e Segurança" no aplicativo Configurações para clicar em "baixar e instalar".
Caso você procure por atualizações no Windows Update hoje, será exibido o seguinte patch:
"2023-05 Visualização de Atualização Cumulativa para Windows 10 Version 22H2 parar x-64-Sistemas baseados (KB5026435)"
Resumo da atualização Windows 10 KB5026435 (Compilação 19045.3031)
Na atualização opcional KB5026435 de maio para Windows 10 a Microsoft trouxe de volta a experiência aprimorada da caixa de pesquisa na barra de tarefas. Além disso, agora podem ser exibidas até 3 notificações de alta prioridade ao mesmo tempo como, por exemplo, no caso de chamadas, lembretes ou alarmes.
A compilação 19045.3031 do Windows 10 também corrigiu um problema de impressoras, além de solucionar bugs que afetavam o teclado virtual.
Ao todo, a atualização KB5026435 traz 20 alterações. Além das mudanças acima, temos como destaque do patch opcional o seguinte:
- Solução de um problema que afetava o instalador do aplicativo. Às vezes, os aplicativos MSIX não eram atualizados.
- Correção de um bug que afetava o Server Message Block (SMB). Você não podia acessar a pasta compartilhada SMB. Os erros exibidos eram "Recursos de memória insuficientes" ou "Recursos de sistema insuficientes".
- Solução de um problema que afetava o serviço de subsistema da autoridade de segurança local (LSASS). Ele parava de funcionar. Isso ocorria quando se utilizava o Azure Virtual Desktop (AVD).
- Correção de um bug que afetava as tarefas agendadas. As tarefas falhavam quando se usava credenciais de conta de usuário local armazenadas. Isso ocorria quando o administrador habilitava o Credential Guard. A mensagem de erro exibida era "2147943726: ERROR_LOGON_FAILURE (o nome de usuário ou senha está incorreto)".
- Solução de um problema que afetava o cluster Storage Spaces Direct (S2D). Pode não vir online. Isso ocorria após uma substituição periódica de senha. O código de erro exibido era 1326.
- Correção de um bug que afetava o dot sourcing. Ele falhava em arquivos que continham definição de classe no Windows PowerShell.
- Alteração do número de telefone de suporte para a ativação do Microsoft India para Windows.
- Solução de um problema que afetava a política PublishDfsRoots. Ele não se aplicava corretamente a um cliente de destino que tenha gerenciamento de dispositivo móvel (MDM). Um exemplo de MDM é o Microsoft Intune.
- Correção que altera os intervalos de identidade de assinante móvel internacional (IMSI) para determinados provedores móveis.
- Solução de um problema que afetava o Firewall do Windows. O firewall eliminava todas as conexões com o endereço IP de um portal cativo. Isso ocorria quando se escolhia a opção Captive Portal Addresses.
- Correção de um bug que afetava os dispositivos associados ao Azure Active Directory (Azure AD). O Firewall do Windows não podia aplicar o domínio e o perfil corretos para eles.
- Solução de um problema que afetava as políticas assinadas do Windows Defender Application Control (WDAC). Eles não eram aplicados ao Secure Kernel. Isso ocorria quando se ativava o Secure Boot.
- Correção de um bug que pode afetava um grande ponto de nova análise. O administrador podia sofrer com um erro de parada ao utilizar o NTFS para acessá-lo. Esse problema ocorria depois que uma operação FSCTL Set cancelada alterava a tag de nova análise.
- Solução de um problema conhecido que afetava alguns aplicativos de reconhecimento de fala. Eles tinham problemas esporádicos de reconhecimento de fala, entrada expressiva e caligrafia. Isso ocorria quando o idioma de exibição era chinês ou japonês. Os aplicativos não reconheciam certas palavras. Eles não recebiam nenhuma entrada de reconhecimento de fala ou tipos de entrada afetados. É provável que esse problema ocorria quando os aplicativos utilizavam o reconhecimento de fala offline. Para desenvolvedores de aplicativos, esse problema afetava apenas o reconhecimento de fala que utiliza SRGS (Speech Recognition Grammar Specification) em Windows.Media.SpeechRecognition . Esse problema não afetou outros tipos de reconhecimento de fala.
Como baixar a atualização agora
Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 10, siga os passos:
Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo no canto esquerdo para abrir o menu iniciar.
Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.
Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".
Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".
Passo 05: Selecione "Baixar" nas atualizações disponíveis.
Baixe e instale manualmente a atualização KB5026435
É possível baixar a atualização KB5026435 para Windows 10 (64 bits e 32 bits x86) manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.
Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5026435 para a versão do Windows 10 que está no seu computador (20H2, 21H2 e 22H2).
Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 10.
Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.