O Windows 11 ganhará um recurso que promete diminuiu notificações excessivas (spam) de aplicativos, além de implementar uma ferramenta para visualizar senhas de Wi-Fi salvas. A informação veio através do site WindowsLatest, onde é dito que os administradores de PCs Windows poderão desativar as notificações de aplicativos específicos como Netflix, Amazon Prime, além de navegadores (Chrome, Firefox, Edge).
Recurso de bloqueio de notificações de apps deverá chegar no Windows 11 23H2
Caso você tenha em seu computador um aplicativo que fica o tempo todo enviando alertas, onde a maioria deles não fazem a diferença em termos de urgência, o Windows 11 poderá lhe ajudar com a opção de desativar as notificações de apps específicos. O recurso de bloqueio de notificação não é baseado em inteligência artificial, utilizando somente um algoritmo simples para diferenciar se a pessoa interage ou não com as notificações.
Outro recurso que chegará em breve ao Windows 11 é uma ferramenta que visa simplificar a visualização de senhas de Wi-Fi salvas. Para acessá-las basta ir em Configurações>Rede e internet>Wi-Fi e selecionar "gerenciar rede conhecidas". Haverá também melhorias em termos de gerenciamento de rede na futura atualização, onde será implementado o suporte para adaptadores de ponte via linha de comando por meio de "netsh".
Outra melhoria que será implementada está relacionada ao aprimoramento em redes Wi-Fi Passpoint, que agora tem um desempenho melhor de conexão. Nas configurações rápidas também será exibido uma URL para informar ao usuário a respeito de um local ou um evento específico.
O recurso de ponto de acesso instantâneo do aplicativo Vincular ao Celular ganhará suporte ao WPA3, garantindo uma segurança maior para as conexões.
Lançamento e disponibilidade
Os recursos de bloqueio de notificações e ferramentas relacionadas à rede Wi-Fi deverão ser implementados na atualização do Windows 11 versão 23H2, que será lançada entre setembro e novembro de 2023.