A Microsoft finalmente lançou a atualização cumulativa de junho, que traz o Windows 11 "Moment 3". Este update traz as mesmas novidades do patch opcional disponibilizado no dia 24 de maio, o KB5026446, mas com a diferença de que ele será instalado automaticamente pelo Windows Update. Dentre as alterações aplicadas, temos como principal destaque o despejo de memória do kernel em tempo real no gerenciador de tarefas, a implementação de melhorias na barra de tarefas e nas notificações, aprimoramentos relacionados a multitarefa, melhoria no controle de brilho adaptável de conteúdo e novos recursos de acessibilidade.
Como foi dito acima, esta atualização é automática, ou seja, mesmo que você não clique no botão para a realização do download e instalação da nova compilação do sistema operacional, o Windows Update irá instalar mesmo assim em algum momento, a não ser que você desabilite as atualizações automáticas do Windows.
Windows 11 22H2 "Moment 3: Atualização de junho (KB5026372)
A compilação 22621.1848 do Windows 11 versão 22H2 traz a atualização "Moment 3" do sistema operacional. No patch KB5026372 foram aplicadas 34 alterações. Confira a seguir os principais destaques.
- Melhorias na barra de tarefas e notificação: Implementação de um novo indicador de VPN na barra de tarefas e um botão para copiar códigos de autenticação de dois fatores (2FA) diretamente das notificações.
- Despejo de memória do kernel ao vivo no Gerenciador de tarefas: com o fornecimento da opção de realizar despejos de memória do kernel ao vivo no Gerenciador de tarefas, esse novo recurso aprimora os recursos de solução de problemas do sistema.
- Melhora do controle de brilho adaptável de conteúdo (CABC): recurso desenvolvido para prolongar a duração da bateria em laptops e tablets, ele otimiza a função de controle de brilho adaptável.
- Melhorias em multitarefas: os usuários agora podem exibir mais guias do navegador Microsoft Edge ao utilizar o atalho de teclado Alt + Tab, proporcionando mais eficiência em multitarefas.
- Alteração na função de captura de tela: embora detalhes específicos não tenham sido mencionados, acredita-se que o novo recurso esteja relacionado à "Ferramenta de Captura" (Snipping Tool), que deverá ser ativada pela tecla "Print Screen".
- Melhorias de acessibilidade: Recursos para em tornar o sistema operacional mais conveniente e acessível para indivíduos com limitações físicas.
De acordo com a Microsoft, a atualização "Moment 3" do Windows 11 traz diversas funcionalidades e aprimoramentos para negócios, incluindo segurança e gerenciamento de TI, além de melhorias relacionadas a usabilidade pessoal. Uma das medidas de segurança anunciadas é a da integração do processador Microsoft Pluton, que traz uma proteção maior contra malware, ataques de hardware e segurança aprimorada de credenciais.
Outra novidade que chega com o "Moment 3" do Windows 11 é a expansão do recurso legendas ao vivo, onde será adicionado mais 21 idiomas. O recurso de legendas ao vivo gera automaticamente legendas de qualquer forma de conteúdo de áudio no sistema operacional, permitindo que o usuário controle o PC e crie textos utilizando apenas a sua vez.
Há também a chegada do Bluetooth Low Energy para dispositivos compatíveis, trazendo melhorias para chamadas, vídeos e músicas. O suporte à tecnologia foi possível graças à parceria entre a Samsung, a Intel e a Microsoft. Isso leva-nos a pensar que a utilização do benefício seja exclusiva para smartphones Galaxy inicialmente.
A atualização também traz um layout maior para widgets fixados pelo usuário e um feed personalizado. Além disso, há novas melhorias de segurança criadas para aprimorar a proteção de hardware e software, incluindo a proteção por tokens no login, inicialização do Windows 365 e novos recursos de isolamento para aplicativos Wind32.
Confira a seguir o todas as alterações realizadas, com exceção das citadas acima, na atualização KB5026372 (Moment 3) do Windows 11 versão 22H2, que avança o sistema operacional para a compilação 22621.1848.
- Exibição da quantidade total de capacidade de armazenamento de todas as assinaturas do Microsoft OneDrive. Também é mostrado o armazenamento total na página Contas no aplicativo Configurações.
- Correção de um bug que afetava o Input Method Editor (IME) chinês e japonês. Quando você pesquisa no Painel Emoji (tecla Windows + ponto (.) ), a pesquisa pode falhar para alguns de vocês.
- Solução de um problema que afetava o searchindexer.exe. Ele parava de funcionar depois que você saia. Esse problema ocorria depois que você atualizava seu computador para o Windows 11 Azure Virtual Desktop (AVD) e fazia o login nesse computador.
- Correção de um bug que afetava o Server Message Block (SMB). Você não podia acessar a pasta compartilhada SMB. Os erros exibidos eram "Recursos de memória insuficientes" ou "Recursos de sistema insuficientes".
- Solução de um problema que envia avisos inesperados de expiração de senha aos usuários. Isso ocorre quando você configura uma conta para usar "Smart Card is Required for Interactive Logon" e define "Enable Rolling of Expiring NTLM Secrets".
- Correção de um bug que afetava o serviço de subsistema da autoridade de segurança local (LSASS). Ele parava de funcionar. Isso ocorria quando se utilizava o Azure Virtual Desktop (AVD).
- Solução de um problema que afetava o cluster Storage Spaces Direct (S2D). Pode não vir online. Isso ocorria após uma substituição periódica de senha. O código de erro exibido era 1326.
- Correção de um bug que afetava o dot sourcing. Ele falhava em arquivos que contêm definição de classe no Windows PowerShell.
- Solução de um problema que afetava o uso do Visualizador de Eventos. O problema limitava o número de fontes de eventos que os usuários que não são administradores podiam acessar.
- Correção de um bug do Visualizador de Eventos. Afetava a renderização de um log de eventos encaminhado.
- Solução de um problema de um vazamento de memória. Ocorria toda vez que você imprimisse um documento rich text.
- Correção de um bug que afetava um computador quando ele renderizava um bitmap de meio-tom. O computador parava de funcionar.
- Solução de um problema que afetava dispositivos com várias GPUs discretas. Você não podia escolher as GPUs de alto desempenho na página de configurações gráficas padrão.
- Correção de um bug que impedia o funcionamento do dispositivo quando ele saia do modo de espera moderno. O erro exibido era 0x13A KERNEL_MODE_HEAP_CORRUPTION.
- Solução de um problema que afetava aplicativos que executavam determinadas ações em um retorno de chamada. Os aplicativos paravam de funcionar. Essas ações incluem fechar uma janela (WM_CLOSE).
- Alteração do número de telefone de suporte para a ativação do Microsoft India para Windows.
- Alteração dos intervalos de identidade de assinante móvel internacional (IMSI) para determinados provedores móveis.
- Correção de um bug que afetava o Firewall do Windows. O firewall eliminava todas as conexões com o endereço IP de um portal cativo. Isso ocorria quando você escolhia a opção Captive Portal Addresses.
- Solução de um problema que afeta os dispositivos associados ao Azure Active Directory (Azure AD). O Firewall do Windows não podia aplicar o domínio e o perfil corretos para eles.
- Correção de um bug que afetava o Windows Defender Application Control (WDAC). Isso criava eventos de auditoria desnecessários. Isso ocorria quando você escolhia a opção Disabled: Script Enforcement.
- Solução de um problema que afetava o Painel de Manuscrito em Chinês e Japonês. Ele não mostrava os candidatos à previsão de texto ou para de responder. Isso ocorria quando você selecionava uma palavra da lista de candidatos do Painel de Manuscrito.
- Correção de um bug que afetava o comando runas. Ele parava de funcionar. O dispositivo se comportava como se você não tivesse feito login em sua conta.
- Solução de um problema que afetava um grande ponto de nova análise. Acontecia um erro de parada ao usar o NTFS para acessá-lo. Esse problema ocorria depois que uma operação FSCTL Set cancelada alterando a tag de nova análise.
- Correção de conhecido que pode afetava alguns aplicativos de reconhecimento de fala. Eles tinham esporádicos de reconhecimento de fala, entrada expressiva e caligrafia. Isso ocorria quando o idioma de exibição é chinês ou japonês. Os aplicativos não reconheciam certas palavras. Eles não recebiam nenhuma entrada de reconhecimento de fala ou tipos de entrada afetados. É mais provável que esse problema ocorra quando os aplicativos utilizavam o reconhecimento de fala offline. Para desenvolvedores de aplicativos, esse problema afetava apenas o reconhecimento de fala que usa SRGS (Speech Recognition Grammar Specification) em Windows.Media.SpeechRecognition . Esse problema não afeta outros tipos de reconhecimento de fala.
Como baixar a atualização agora
Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 11, siga os passos:
Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo para abrir o menu iniciar.
Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.
Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".
Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".
Passo 05: Selecione em "Baixar e instalar" nas atualizações.
Baixe e instale manualmente a atualização KB5026372
É possível baixar a atualização KB5026372 para Windows 11 manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.
Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5026372 para a versão do Windows 11 que está no seu computador.
Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 11.
Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.