O bug do menu Iniciar quebrado e os aplicativos que não estavam abrindo no Windows 10 e 11 foram resolvidos pela Microsoft. Desde janeiro de 2023, os desenvolvedores estavam trabalhando em uma solução para estes problemas, que haviam sido confirmados em agosto do ano passado. O bug ocorria devido à quebra de permissões em computadores onde foi feito o deploy do Office utilizando o ClickToRun.
Microsoft explica sobre o problema no menu iniciar e aplicativos
De acordo com o site BleepingComputer, um dos aplicativos afetados pelo bug é o ClickShare, que realiza o compartilhamento de telas sem fio entre dispositivos Windows. A Microsoft relatou sobre o problema dizendo:
O menu Iniciar, a pesquisa do Windows e os aplicativos da Plataforma Universal do Windows (UWP) podem não funcionar como esperado ou podem ter problemas para abrir.
Dispositivos Windows afetados podem ter dados ou chaves de registro danificados, o que pode afetar aplicativos que usam APIs do Microsoft Office para integração com Windows, Microsoft Office ou Microsoft Outlook ou calendário do Outlook.
Os dispositivos afetados têm aplicativos instalados que se integram ao Windows, Microsoft Office ou Microsoft Outlook.
Atualização opcional de junho para Windows resolveu os erros/bugs
Graças a nova atualização disponibilizada no dia 27 de junho para Windows 10 e Windows 11, os problemas no menu Iniciar e em alguns aplicativos foi resolvido. Note que os patches disponibilizados para atualização são opcionais e só irão ser instalados caso você clique para baixar e instalar no Windows Update.