Uma prévia do Copilot para Windows 11 está sendo lançada no canal Dev para participantes do programa Windows Insider. Trata-se de um assistente virtual com IA (inteligência artificial) criado para auxiliar nas tarefas gerais do sistema operacional. Para abri-lo na forma de uma coluna do lado direito da área de trabalho, o usuário só precisa utilizar o atalho de teclado "Windows + C".

Insiders já tem acesso ao Windows Copilot em versão beta no Windows 11 compilação 23493

Windows Copilot irá substituir a Cortana e já pode ser testado no canal de testes do Windows 11. Fonte: Microsoft

O Windows Copilot é um aplicativo que permite ao usuário dar comandos para que uma inteligência artificial altere as configurações, crie textos e imagens, além de executar ações nos aplicativos instalados no sistema operacional rapidamente. Veja abaixo alguns exemplos do que pode ser feito utilizando a ferramenta.

  • "Mude para o modo escuro."
  • "Ative o não perturbe."
  • "Fazer uma captura de tela"
  • "Resumir este site" (guia Ativo no Microsoft Edge)
  • "Escreva uma história sobre um cachorro que vive na lua."
  • "Faça-me uma imagem de um lago de peixes."
Captura de tela do Windows Copilot funcionando no Windows 11. Fonte: Microsoft

Mais recursos serão adicionados ao Windows Copilot

De acordo com os testadores da versão beta do Windows 11, há planos para adicionar mais recursos e aprimorar a experiência oferecida pelo Windows Copilot. A Microsoft explica em seu documento sobre a versão de visualização (preview) da compilação (build) 23493 do Windows 11 dizendo:

Esta primeira prévia se concentra em nossa experiência de interface do usuário integrada, com funcionalidades adicionais chegando em futuras prévias.

Para usar o Copilot neste voo, você deve ter o Windows Build 23493 ou superior no Dev Channel e o Microsoft Edge versão 115.0.1901.150 ou superior.

Cortana será substituída pelo Windows Copilot

Após a Microsoft confirmar o encerramento da assistente virtual Cortana, fica claro que o Windows Copilot irá substitui-la nas tarefas que eram possíveis ao utilizar a aplicação.