A Microsoft está lançando uma nova ferramenta para solucionar problemas com o TPM (Trusted Platform Module) em PCs com Windows 11. Na compilação (Build) 25905 do sistema, foi adicionado o recurso "TPM troubleshooter" dentro do aplicativo "Segurança do Windows". Note que essa é uma versão de testes do sistema operacional que está sendo disponibilizada somente para participantes do Programa Windows Insider.
Windows 11 ganha ferramenta de solução de problemas do TPM
Segundo o site NeoWin, o "TPM troubleshooter" servirá para resolver problemas como, por exemplo, o das informações do módulo TPM pelo sistema operacional. Neste exemplo, a seguinte mensagem de erro aparece:
Não é possível obter informações do TPM. Entre em contato com o fabricante do dispositivo.
De acordo com pesquisadores de segurança, bugs em componentes do Windows como, por exemplo, o Defender, podem causar a não detecção do TPM. Ter o TPM é um dos requisitos mínimos para ser possível instalar o Windows 11 e tem sido um dos motivos de discórdia entre os usuários do sistema operacional da Microsoft. Anteriormente, a empresa chegou a explicar quais seriam os benefícios de se utilizar o TPM 2.0 e a tecnologia VBS (segurança baseada em virtualização).
Sobre o Trusted Platform Module (TPM)
O Trusted Platform Module (TPM), segundo a Microsoft, é um chip que pode ser ou não (offboard) integrado à placa mãe do computador (notebook ou desktop). O objetivo deste hardware (peça) é auxiliar na segurança das chaves de criptografia, credenciais de usuário e outros dados confidenciais, evitando que invasores e malwares acessem ou adulterem estes dados.