A atualização de agosto (KB5029244) do Windows 10 traz correções e aprimoramentos importantes, além solucionar problemas de segurança. A compilação 19044.3324 traz melhorias do patch opcional KB5028244, lançado em 25 de julho de 2023, abordando questões como dispositivos de áudio e vídeo, além de resolver problemas com notificações de aplicativos que não eram exibidas na tela.

Windows 10 recebe atualização de agosto

Correções de problemas nas notificações de aplicativos são implementados pela atualização KB5029244 do Windows 10. Fonte: Oficina da Net

Na compilação 19044.3324 do Windows 10, instalada através da atualização KB5029244, a Microsoft finalmente aplicou uma correção na Plataforma de Notificação do Windows, que causava a falha no envio de notificações dos aplicativos em execução no sistema operacional. Tanto aplicativos nativos quanto de terceiros não estavam exibindo adequadamente avisos como, por exemplo, de mensagens, de e-mails, de arquivos salvos pela captura de tela, entre outros.

É importante lembrar que o Windows Update não irá realizar o download e instalação automaticamente desta vez. Por se tratar de uma atualização opcional, é necessário acessar a seção de "Atualização e Segurança" no aplicativo Configurações para clicar em "baixar e instalar".

Caso você procure por atualizações no Windows Update hoje, será exibido o seguinte patch:

2023-08 Atualização Cumulativa para Windows 10 Version 22H2 para sistemas operacionais baseados em x64 (KB5029244)

Captura de tela da atualização KB5029244 do Windows 10 versão 22H2. Fonte: Vitor Valeri

Resumo da atualização de agosto (KB5029244) do Windows 10 (Compilação 19044.3324)

Na atualização de agosto (KB5029244) para Windows 10 a Microsoft realizou diversas correções e aprimoramentos, além de solucionar problemas de segurança. Nela, houve a correção de um bug que afetava a conexão VPN, a solução de um erro que afetava o aplicativo de pesquisa, onde ele abria em tela cheia e bloqueava o acesso no menu iniciar e não era possível fechá-lo.

Dentre as alterações aplicadas pela atualização de agosto de 2023 para Windows 10, destacamos as seguintes alterações:

  • Correção de um bug que afetava o computador durante um jogo. Havia erros de detecção e recuperação de tempo limite (TDR).
  • Solução de um erro que afetava dispositivos específicos de vídeo e áudio. Eles desapareciam depois que o sistema operacional saia do modo de suspensão.
  • Correção de um bug que afetava alguns clientes VPN. A conexão não era estabelecida.
  • Solução de um problema que afetava o aplicativo de pesquisa. Ele abria em tela cheia, bloqueava ações adicionais do menu Iniciar e não era possível fechá-lo.
  • Correção da Plataforma de Notificação do Windows. Ela falhva ao enviar notificações de aplicativos.
  • Solução de um problema que afetava dispositivos ingressados híbridos. Não era possível entrar neles se eles não estivessem conectados à Internet. Isso ocorria ao utilizar um PIN do Windows Hello para Empresas ou credenciais biométricas. Esse problema estava relacionado a uma implantação de confiança na nuvem.
  • Correção dos perfis do Windows Autopilot. O processo para baixar a política do Windows Autopilot agora está mais resiliente. Isso ajuda quando uma conexão de rede não seja totalmente inicializada. Essa atualização aumenta as tentativas de repetição ao tentar baixar o perfil do Windows Autopilot.
  • Solução de um problema que afetava aplicativos Win32 e de Plataforma Universal do Windows (UWP). Eles fechavam quando os dispositivos entravam em Standby Moderno. O Standby Moderno é uma expansão do modelo de power do Connected Standby. Esse erro ocorria quando determinados recursos de Vincular ao Celular Bluetooth estavam ativados.
  • Correção de um bug que afetava as assinaturas de encaminhamento de eventos. Quando se adicionava um Canal de Eventos à assinatura, ele encaminhava eventos que não eram necessários.
  • Solução de um problema que afetava o repositório WMI (Instrumentação de Gerenciamento do Windows). Isso causava um erro de instalação. O problema ocorria quando um dispositivo não era desligado corretamente.
  • Correção de um bug que afetava drivers de impressora do modo de usuário. Eles descarregavam inesperadamente. Isso ocorre ao imprimir utilizando várias filas de impressão para o mesmo driver de impressora.
  • Aprimoramento da dica para algumas das letras da família de fontes Verdana Pro.
  • Mudança nos controles de edição de texto em controles XAML e navegador. Anteriormente, você não podia tornar os controles de edição de texto editáveis novamente depois que eles se tornavam um arquivo de somente leitura. Isso ocorria quando você utilizava o novo Editor de Métodos de Entrada da Microsoft para japonês, chinês e coreano.
  • Correção de um problema que afetava um trabalho de impressão. Uma opção de modo IPP (Protocolo de Impressão da Internet) inesperada fazia com que o trabalho de impressão parasse abruptamente. Isso ocorria quando havia um driver IHV (fornecedor de hardware) independente.
  • Agora os perfis de COSA (Ativo de Configurações de País e Operador) atualizáveis.
  • Solução de um impasse no IPsec (Internet Protocol Security). Quando se configurava servidores com regras IPsec, eles paravam de responder. Esse problema afetava servidores virtuais e físicos.
  • Alteração do Blocklist do Driver Vulnerável do Kernel do Windows, DriverSiPolicy.p7b. Ele adicionou drivers que estão em risco para ataques BYOVD (Driver Vulnerável).
  • Correção de um bug que faz com que o Windows falhe. Isso ocorria quando se utilizava o BitLocker em um meio de armazenamento que tem um tamanho de setor grande.
  • Solução de um problema que afetava o SMB (Bloco de Mensagens de Servidor) de E/S. Ele podia falhar quando ao utilizar o algoritmo de compactação LZ77+Huffman.

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 10, siga os passos:

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo no canto esquerdo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 05: Selecione "Baixar" nas atualizações disponíveis.

Baixe e instale manualmente a atualização KB5029244

É possível baixar a atualização KB5029244 para Windows 10 (64 bits e 32 bits x86) manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5029244 para a versão do Windows 10 que está no seu computador (21H1 e 22H2).

Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 10.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.