O Windows 11 não irá mais forçar seus usuários a utilizar o navegador Microsoft Edge. No blog do Windows, Amanda Langowski e Brandon LeBlanc publicaram um comunicado dizendo que a Microsoft está testando em atualizações recentes da versão beta do Windows 11 a não utilização do navegador Edge ao clicar em um link no painel de Widgets ou em resultados de pesquisa.
Em alguns casos, os usuários têm relatado que o Windows 10 ignora a escolha do navegador padrão e abre o navegador Microsoft Edge ao clicar em um link. Isso foi replicado no Windows 11, mas devido a investigação antitruste aberta pela Comissão Europeia sobre o agrupamento do Microsoft Teams com o pacote de produtividade Office, o Windows 11 não irá mais abrir o Edge ao clicar em links ou resultados de pesquisa para usuários que moram em países da União Europeia.
A investigação da União Europeia surgiu após a reclamação do Slack, onde a empresa acusou a Microsoft de "vincular ilegalmente" o seu produto Microsoft Teams ao Office e estar forçando a sua instalação por milhões, bloqueando a sua remoção e escondendo o verdadeiro custo para os clientes empresariais". Embora nada tenha sido confirmado pela Microsoft, acredita-se que esta mudança de comportamento de abertura do Edge no Windows 11 pode estar relacionada ao processo que está ocorrendo na União Europeia.
Há chance desta mudança se estender para fora da Europa?
Não é possível ter certeza se o comportamento do Microsoft Edge no Windows 11 ao clicar em links ganhará uma expansão para fora da Europa. Entretanto, é possível que este possa ser um pontapé inicial para que apareça outros processos semelhantes em diferentes regiões do mundo.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.