A atualização opcional de setembro (KB5030310) para Windows 11 foi lançada hoje (26). A compilação 22621.2361 traz como destaque a implementação de recomendação de sites no menu iniciar, que são baseados no histórico de navegação, a correção do Calendário e dos Contatos do iCloud, onde o Outlook não consegue sincronizá-los corretamente.
Windows 11: Update opcional do final de setembro
Na compilação 22621.2361 do Windows 11, instalada através da atualização KB5030310, a Microsoft trouxe correções e aprimoramentos importantes. O maior destaque do update opcional de setembro são as diversas correções da caixa de pesquisa, onde havia problemas na exibição de dicas e do botão de pesquisa ao interagir com a caixa de submenu de pesquisa.
Outras alterações importantes foram aplicadas também como, por exemplo, a correção de um bug que afeta o Excel, onde ele para de responder ao compartilhar um arquivo como PDF no Outlook.
Houve também a correção de um bug que afetava a compatibilidade de aplicativos, que estava relacionado ao Microsoft Defender.
Abaixo uma lista de alterações importantes que também foram aplicadas com a atualização KB5030310.
- Exibição de sites na seção "Recomendado" do menu Iniciar. Esses sites serão personalizados para o usuário e serão gerados com base no histórico de navegação. Isso dá acesso rápido aos sites que são importantes para o usuário. É possível remover qualquer URL de site da seção "Recomendado" usando o menu de atalho. Para desativar o recurso, basta ir em Configurações > Personalização > Iniciar. Caso queira, tem como ajustar as configurações de todo o conteúdo recomendado no menu Iniciar nesta página.
- Correção de um bug que afetava o modo de suspensão. Após sair do modo de espera, uma janela em branco é exibida com o título "Experiência de entrada do Windows".
- Solução de um problema relacionado a alterações no encaminhamento de eventos.
- Correção de um bug afetava eventos que tinham um caractere TAB. Os eventos não eram renderizados ou não era possível encaminhá-los.
- Solução de um problema que afetava consultas XPath em FileHash e outros campos binários. Isso os impedia de corresponder valores em registros de eventos.
- Correção de um bug que afetava o ambiente de Application Virtualization (App-V). As operações de cópia dentro dele paravam de funcionar. Isso ocorria após ter instalado a atualização de abril de 2023.
- Solução de um problema que afetava o Microsoft Print enviando PDF. Ele utilizava os metadados do nome com o qual você faz login como autor de um PDF impresso ao invés de usar um nome de exibição.
- Correção de um bug que afetava algumas impressoras USB. O Microsoft Defender impedia a impressão.
- Solução de um problema que afetava o Controle de Aplicativos do Windows Defender (WDAC). As políticas de marcação de AppID aumentavam muito o tempo para o computador lugar.
- Correção de um bug que afetava o IMEPad. Ele parava de funcionar. Isso ocorria quando se inseria caracteres definidos pelo usuário final (EUDC).
- Solução de um problema que afetava aplicativos de acesso remoto. A exibição de alguns elementos não ficava alinhada corretamente.
- Correção deum bug que afetava o Microsoft Distributed Transaction Coordinator (DTC). O sistema ficava sem memória.
- Solução de um problema que fazia o Windows parar de responder. Ocorria quando se utilizava arquivos do Microsoft OneDrive compactados por NTFS.
- Correção de um bug que causava vazamento de memória no modo de usuário. Ocorria quando executava CopyFile() ou MoveFile ().
- Solução de um problema que afetava a compatibilidade de aplicativos. Estava relacionado ao Microsoft Defender.
- Correção de um bug que afetava a ligação externa. Ocorria após a instalação de atualizações do Windows datadas de maio de 2023 ou posteriores. Isso acabou causando problemas que afetavam as consultas e a autenticação LDAP.
Como baixar a atualização agora
Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 11, siga os passos:
Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo para abrir o menu iniciar.
Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.
Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".
Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".
Passo 05: Selecione em "Baixar e instalar" nas atualizações.
Baixe e instale manualmente a atualização KB5030310
É possível baixar a atualização KB5030310 para Windows 11 manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.
Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5030310 para a versão do Windows 11 que está no seu computador.
Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 11.
Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.