O Windows 12 poderá ser oferecido através de uma assinatura para usuários comuns junto com as versões normais. A informação veio através do site alemão Deskmodder, onde é dito que a Microsoft está trabalhando na integração de um recurso para iniciar uma versão de assinatura do Windows. Essa ideia pagar por uma assinatura do sistema operacional é semelhante à do Microsoft 365, pacote de aplicativos de produtividade.

Microsoft planeja tornar o Windows 12 um sistema por assinatura

Microsoft pode cobrar assinatura para acessar o Windows 12. Fonte: Oficina da Net
Microsoft pode cobrar assinatura para acessar o Windows 12. Fonte: Oficina da Net

De acordo com o Deskmodder, foram encontradas diversas entradas relacionadas à assinatura do Windows no arquivo de configuração ".INI" da compilação (Build) do Windows 11 23H2 disponibilizada através dos canais Canary e Dev do programa Windows Insider. Confira abaixo as entradas que foram detectadas em alemão e em inglês.

Alemão

  • Abonnementedition - (L_MsgSubscriptionEdition)
  • Abonnementtyp - L_MsgSubscriptionType (als "Gerätebasiertes Abonnement" oder "Benutzerbasiertes Abonnement")
  • Und der Abonnementstatus - L_MsgSubscriptionStatus (Aktiv, Nicht aktiv, Deaktiviert, Abgelaufen

Inglês

  • Subscription Edition - (L_MsgSubscriptionEdition)
  • Subscription Type - L_MsgSubscriptionType (as "Device-Based Subscription" or "User-Based Subscription")
  • And the subscription status - L_MsgSubscriptionStatus (Active, Inactive, Deactivated, Expired
Captura de tela mostrando as entradas no Windows 11 23H2 do canal Canary mostrando sobre as assinaturas do sistema operacional. Fonte: deskmodder
Captura de tela mostrando as entradas no Windows 11 23H2 do canal Canary mostrando sobre as assinaturas do sistema operacional. Fonte: deskmodder

Microsoft pretende utilizar o Windows 12 como um serviço de nuvem

Em janeiro de 2023, a Microsoft disse que a IA (inteligência artificial) irá moldar o futuro do Windows. Um exemplo prático disso é o Copilot no Windows 11, que foi lançado recentemente através da atualização opcional disponibilizada no final de setembro deste ano. Além disso, a empresa pretende migrar o Windows ou grande parte de seus recursos para a web, ou seja, você terá de acessar um navegador para utilizar o sistema operacional ou algumas de suas funcionalidades.

Em março, já houve a aparição de algumas opções do "Cloud PC" no aplicativo Configurações. Depois disso, diversos vazamentos surgiram sobre o "Cloud PC".

Informações sobre o Cloud PC no Windows 11 Build 23419. Fonte: X (XenoPanther)
Informações sobre o "Cloud PC" no Windows 11 Build 23419. Fonte: X (XenoPanther)