O Windows 11 removerá os serviços P2P Win32 nas próximas atualizações. Pallav, do site WindowsLatest, relata que a Microsoft irá descontinuar os serviços P2P Win32 em versões futuras do Windows 11. Caso não saiba, estes serviços facilitam a interação entre dispositivos para compartilhar arquivos, jogos, mensagens e mais.
O usuário XenoPanther compartilhou no X em setembro as últimas compilações da versão de testes do Windows 11, mostrando que a Microsoft removeu os serviços PS2 Win32. Estes serviços de rede ponto a ponto são utilizados por aplicativos para o compartilhamento de arquivos, jogos e mensagens. A estrutura P2P do Windows como principais recursos:
- Peer Name Resolution Protocol (PNRP): fornece uma plataforma para dispositivos registrarem e determinarem nomes de forma não centralizada, contornando os servidores DNS convencionais. Enraizados em chaves criptográficas, o PNRP destaca efetivamente dispositivos ou softwares na rede.
- Agrupamento de rede ponto a ponto (Peer Networking Grouping): faz a curadoria de grupos ponto a ponto. Esses agrupamentos são essencialmente clusters de dispositivos que reúnem recursos e informações. Dependendo das preferências do usuário, esses grupos podem ser abertos a todos ou permanecer restritos a membros selecionados, com autenticação via senhas ou certificados.
- Peer Networking Identity Manager: além de identificar dispositivos, esse serviço mergulha no domínio da confiança, gerenciando identidades de dispositivos, certificados e até mesmo a intrincada rede de links de confiança entre pares e seus grupos.
Lançamento e disponibilidade
A retirada dos serviços P2P do Windows 11 deverá ocorrer no final de outubro, com a atualização 23H2 do sistema operacional.