A atualização de novembro (KB5032190) para Windows 11 foi lançada no dia 14 deste mês. A compilação 22631.2715 traz a atualização "Moment 4" para todos. Além disso, o Patch Tuesday de novembro corrigiu vulnerabilidades de segurança no Windows 11. Confira todas as alterações aplicadas pela Microsoft neste último patch disponibilizado.
Atualização de novembro do Windows 11 traz o "Moment 4" para todos
Na compilação 22631.2715 do Windows 11, instalada através da atualização KB5032190, a Microsoft trouxe vários recursos novos, além de algumas correções. Confira abaixo quais são!
Principais novos recursos
- O Copilot para Windows com tecnologia de IA da Microsoft agora está habilitado para visualização.
- Recurso "Nunca Combinar" para a barra de tarefas do Windows 11. Porém, ele ainda impede que você desative os títulos do Windows, tornando-o inútil para muitos arquivos.
- Mixer de volume aprimorado nas Configurações rápidas e a capacidade de ocultar a hora na barra de tarefas.
- Explorador de arquivos reformulado com uma nova experiência moderna, com uma nova Galeria de Fotos e integração aprimorada com o OneDrive.
- Suporte nativo para formatos de arquivos comprimidos, incluindo .tar, .tar.gz, .tar.bz2, .tar.zst, .tar.xz, .tgz, .tbz2, .tzst, .txz, . arquivos rar e .7z. Porém, note que o Windows ainda não oferece suporte a arquivos protegidos por senha nestes formatos.
- Recursos de compartilhamento do Windows, incluindo o suporte para envio de itens compartilhados por e-mail através do Microsoft Outlook.
- Novo aplicativo Backup do Windows, que reúne todas as funções de backup do sistema operacional em uma única interface.
- Gerenciador de Chaves de Acess (Passkey Manager) integrado, permitindo ao usuário salvar chaves de acesso geradas em sites para logins sem senha.
- Recurso Auto Color Management (ACM) para monitores Standard Dynamic Range (SDR).
- Novas páginas para a configuração de vários recursos, incluindo Bluetooth, energia e iluminação dinâmica.
- Windows 365 Switch, que permite ao usuário do serviço de PC virtual (virtual machine ou máquina virtual) alternem entre seus desktops e o computador remoto sem problemas.
Principais correções
- Esta atualização resolve um problema que afetava o "fontdrvhost.exe". Ele parava de responder quando você usa fontes Compact Font Format versão 2 (CFF2).
- Correção do vazamento de memória no processo ctfmon.exe.
- Solução de um problema de vazamento de memória no processo TextInputHost.exe.
- Solução de um bug que afetava a Iluminação Dinâmica. O provedor padrão não era aplicado conforme esperado. Isso ocorria ao configurar usando arquivos "Unattend".
- Correção de um problema que afetava o perfil do Firewall do Windows. Quando você está em uma rede autenticada por domínio, ele detectava um domínio público.
- Solução de um bug que afetava o Outlook. Ele parava de responder. Isso ocorria ao imprimir em uma impressora IPP (Internet Printing Protocol) que possui um tempo de resposta lento.
- Correção de um erro que ocorria ao imprimir usando drivers de impressão v4.
- Solução de um erro que afetava as configurações do celular. O nome da operadora móvel ficava errado.
- Correção de um problema que bloqueava conexões externas. Isso ocorria ao configurar um serviço de balanceamento de carga do Kubernetes e ativar a afinidade de sessão.
- Solução de um bug do provedor de serviços de configuração de firewall (CSP). Ele impedia a sincronização de um dispositivo.
- Correção de um problema que afetava dispositivos nos quais se havia definido políticas de Proteção de Informações do Windows (WIP) e configurado um proxy. Isso causava um erro de parada. Ele ocorria em dispositivos que utilizam o Microsoft Defender Application Guard.
- Solução de um bug que ocorria após a execução de uma redefinição por botão. Você não conseguia mais configurar o reconhecimento facial do Windows Hello. O problema afetou dispositivos com o Windows Enhanced Sign-in Security (ESS) ativado.
- Correção de um bug que afetava versões do PowerShell superiores a 7.3.1. Ele bloqueava scripts e não permitia que fossem executados no modo de idioma restrito. Isso ocorre ao ativar uma política do WDAC.
- Solução de um problema que afetava a configuração "Ocultar automaticamente a barra de tarefas". Não era possível configurá-lo usando a API SHAppBarMessage() .
- Correção de um bug que afetava o robocopy. A opção "/efsraw" impedia que ele copiasse os dados corretamente.
- Solução de um bug que afetava o cliente Device Management (DM). A sessão de sincronização demorava mais do que o esperado para a página de status de inscrição (ESP).
Baixe e instale manualmente a atualização KB5032190
É possível baixar a atualização KB5032190 para Windows 11 manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.
Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5032190 para a versão do Windows 11 que está no seu computador.
Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 11.
Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.