A AMD anunciou seu processador voltado para a proposta do Windows 12, que foi desenvolvido pensando em aplicações envolvendo IA (inteligencia artificial). Embora ainda não exista oficialmente um nome oficial para a próxima geração do Windows, a Microsoft já comentou a respeito de seu novo sistema operacional no evento de lançamento do Snapdragon X Elite. Agora a AMD revelou suas novas APUs Ryzen AI através da nova série Ryzen 8040.
A nova série de processadores da AMD Ryzen 8040 utiliza a arquitetura Zen 4. Sua NPU (unidade de processamento neural), responsável pelo processamento de dados de IA, teve uma melhoria de 40% comparado à geração anterior. Na imagem abaixo é possível ver as diferenças entre a geração anterior e a nova da APU Ryzen.
O foco na melhoria do processamento de tarefas relacionadas a IA no novo processador da AMD foi feito pensando na próxima geração do Windows. Recentemente descobriu-se que o Windows 12 poderá ser lançado em junho de 2024 junto com vários notebooks com IA.
Durante a apresentação do Ryzen 8040, a Microsoft disse que a próxima geração do Windows chegará nos limites entre a nuvem e o cliente com a ajuda do novo hardware da AMD, além de potencializar diversos aplicativos baseados em IA em seu sistema operacional. A empresa diz:
Os processadores AMD Ryzen 8040 estão prontos para aproveitar toda a gama do ecossistema do Windows 11 para desempenho otimizado, incluindo suporte total aos recursos de segurança do Windows 11. Sistemas selecionados com processador AMD Ryzen Série 8040 também podem acessar IA pronta para uso com o Window Studio Effects Pack, permitindo privacidade em casa ou em trânsito com desfoque de fundo, rastreamento do olhar e cancelamento de ruído.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.