O Windows 11 está ganhando um modo de impressão protegido. O recurso foi implementado na versão de visualização (preview) da compilação (build) 26016 do Windows 11 no canal Canary para Insiders. A Microsoft informa que este é o último lançamento de atualizações para o canal Canary em 2023, havendo mais updates só em janeiro de 2024.
Como funciona o Modo de impressão protegida do Windows 11?
Amanda Langowski e Brandon LeBlanc da Microsoft, descrevem o modo de impressão protegida do Windows como sendo um recurso que permite ao usuário imprimir utilizando exclusivamente o novo stack (pilha) de impressão do sistema operacional. O stack moderno de impressão do Windows foi desenvolvido para funcionar apenas com impressoras que tem certificação Mopria. Para conferir a lista de produtos certificados, acesse este link.
As impressoras com certificação Mopria não necessitam da instalação de programas de terceiros em PCs Windows, além de possuir mais benefícios de segurança, de acordo com a Microsoft. Isso trará uma nova experiência para o usuário, proporcionando um uso mais simplificado e seguro.
Como ativar o modo de impressão protegida do Windows
Segundo a Microsoft, para ativar o modo de impressão protegida do Windows, basta seguir o seguinte passo a passo:
Passo 01: Pressione começar (start).
Passo 02: Abra o Editor de Política de Grupo Local.
Passo 03: Vá em Configurações > Modelos Administrativos > Impressoras.
Passo 04: Clique com o botão direito do mouse em "Configurar impressão protegida do Windows" e selecione "Editar".
Passo 05: Selecione a opção "Ativado".
Passo 06: Clique no botão "Aplicar" e selecione "OK".