Na página de suporte do Windows, a Microsoft informa que após uma atualização no início de 2024, o Windows 11 irá exibir um banner no aplicativo Gravador de Etapas notificando o usuário sobre o fim da ferramenta, indicando um link para obter alternativas aos recursos oferecidos. Esta alteração ocorre depois da Microsoft dizer que também irá remover o WordPad, conforme o Oficina da Net relatou.
Microsoft vai acabar cm o Gravador de Etapas do Windows 11
O Gravador de Etapas foi lançado no Windows 7 e era frequentemente utilizado para solucionar problemas de programas/aplicativos, já que sua função era gravar o que estava acontecendo para mostrar o erro encontrado e tentar corrigi-lo ao compartilhar as imagens com outras pessoas.
De acordo com a Microsoft, o Gravador de Etapas será removido do seu sistema operacional para "inovar a experiência do Windows". A empresa diz:
Como parte do nosso compromisso contínuo de aprimorar e inovar a experiência do Windows, queremos informar nossos usuários sobre uma mudança importante no Gravador de Etapas (PSR). Em uma atualização futura do Windows 11 no início de 2024, o Gravador de Etapas incluirá um novo banner de notificação para ajudar os usuários na transição para ferramentas alternativas.
Microsoft quer que todos passem a utilizar a Ferramenta de Captura
De acordo com o documento publicado pela desenvolvedora do Windows, o objetivo de remover o Gravador de Etapas é fazer com que os usuários passem a utilizar a Ferramenta de Captura ou o aplicativo Clipchimp para gravar vídeos da tela do computador.
Quando o aviso sobre o fim do Gravador de Etapas irá aparecer?
De acordo com a Microsoft, os usuários irão começar a ver o aviso sobre o fim do Gravador de Etapas com o lançamento da atualização Moment 5 do Windows 11. Este update será lançado como uma atualização opcional na última semana de fevereiro.