O Windows 11 está ganhando suporte para transferências de dados (teóricas) de até 80 Gbps via USB4. A novidade chegou através da atualização mais recente do sistema operacional (build 23615). De acordo com a Microsoft, essa implementação trará "a próxima geração de monitores, dispositivos de armazenamento e tecnologias de conectividade".
Windows 11 agora faz transferências de até 80 Gbps via USB4
Com especificações lançadas em agosto de 2019, o USB4 chegou ao Windows 11 pela primeira vez dois anos depois. Mas nessa época, ainda não era possível conseguir uma transferência de 80 Gbps. Somente em setembro de 2022 as especificações da segunda geração do USB4 foram lançadas e trouxeram os modos de 80 e 120 Gbps de transferência.
Anteriormente, o limite de transferências através do padrão USB4 em PCs Windows era de 40 Gbps, mas agora essa capacidade dobrou. Segundo a Microsoft, o suporte às transferências via USB com 80 Gbps está sendo lançada para notebooks com processadores Intel Core de 14ª geração da série HX como, por exemplo, o novo Razer Blade 18, lançado na CES 2024.
É importante mencionar que o padrão USB 4 2.0 é compatível com dispositivos feitos para as gerações anteriores do USB e do Thunderbolt que utilizam o conector USB tipo C. Desta forma, o usuário não precisará se preocupar em comprar computadores mais recentes devido à compatibilidade com periféricos mais antigos.
Lançamento e disponibilidade
O suporte para transferências de 80 Gbps via USB 4 2.0 foi implementado somente na atualização do Windows 11 para usuários participantes do programa Windows Insider que obtiveram o update por meio do canal Dev. Ainda não se sabe quando o recurso chegará no canal estável, que é voltado para o consumidor final.