A atualização KB5034129 do Windows Server 2022 está causando travamentos no Chrome, no Edge, no Firefox, dentre outros navegadores. Ao que parece, o update do sistema operacional acabou corrompendo alguns arquivos, causando um grande transtorno para os administradores de PCs Windows Server 2022. Segundo relatos, ao tentar abrir o navegador, aparece só uma janela em branco.
Atualização KB5034129 travando navegadores Chrome, Edge e Firefox
Lançada no dia 9 de janeiro de 2024, a atualização KB5034129 para Windows Server 2022 trouxe diversas correções, incluindo a solução do bug que afetava dispositivos InTune ou híbridos e tambem do Microsoft Excel, que parava de responder ao tentar compartilhar uma planilha como PDF no Outlook. Além disso, o patch tambem corrigiu um bug que estava afetando adaptadores Wi-Fi, fazendo com que diversas empresas se apressassem para instalar o novo update do sistema operacional.
Entretanto, diversos usuários relataram que após instalar a última atualização do Windows Server 2022 (KB5034129), diversos navegadores, incluindo o Google Chrome, o Microsoft Edge e o Mozilla Firefox, começaram a abrir somente páginas em branco. Um administrador disse que o Edge consumiu cerca de 50% do processamento da CPU com 12 processos relacionados ao navegador da Microsoft, além de levar ao preenchimento do espaço em disco.
Ao tentar abrir o Chrome, ele exibe uma tela em branco e ocorre um registro de falha no carregamento da GPU. Infelizmente, mesmo tentando corrigir o problema com o VMWare Tools ou reinstalando o Chrome, o problema permaneceu o mesmo. A única solução foi remover a atualização.
Alternativas para resolver o problema
Mayank Parmar, do WindowsLatest, remover a chave de registro "chrome.exe", localizada no endereço "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Image File Execution Options" resolve o problema.
Outra forma de corrigir o bug é abrindo o PowerShell e executando o seguindo comando para excluir o arquivo:
Uma terceira maneira para solucionar o problema é renomeando o arquivo "chrome.exe" para algo como "chrome_test". Desta forma, o Chrome voltará a funcionar novamente.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.