Após décadas como um dos pilares do sistema operacional Windows, o Painel de Controle está prestes a se despedir. Depois de alguns rumores que estão circulando na internet já há algum tempo, a Microsoft anunciou oficialmente que o Painel de Controle está "em processo de descontinuação" no Windows 11. A ideia da empresa é passar usar de forma oficial o aplicativo Configurações, que promete uma experiência mais moderna e simplificada.

Microsoft vai acabar com o Painel de Controle no Windows 11

Os rumores sobre o fim do Painel de Controle não são novidade. Desde 2011, quando uma captura de tela vazada do Windows 8 sugeriu a substituição do Painel de Controle pelo "Configurações do PC", a Microsoft vem dando sinais de que essa mudança era inevitável. No entanto, apesar dos indícios, o Painel de Controle continuou presente nas versões mais recentes do Windows.

Em 2015, um funcionário da Microsoft chegou a confirmar que as Configurações eventualmente substituiriam o Painel de Controle. Mesmo assim, a ferramenta seguiu firme, pois algumas funcionalidades ainda não haviam sido migradas para o novo aplicativo.

A Microsoft explicou que a decisão de eliminar o Painel de Controle se deve à necessidade de oferecer uma experiência de usuário mais coesa e atualizada. O aplicativo Configurações foi desenvolvido com o intuito de simplificar o acesso às configurações e ferramentas do sistema, proporcionando uma interface mais intuitiva, especialmente para os novos usuários.

Em uma nova página de suporte, a empresa detalha que o Painel de Controle está sendo descontinuado gradualmente, mas ainda existe por razões de compatibilidade. Isso significa que, por enquanto, ele continuará disponível para fornecer acesso a algumas configurações que ainda não foram totalmente integradas ao aplicativo Configurações.