A Microsoft está se preparando para forçar a atualização dos PCs que ainda utilizam versões mais antigas do Windows 11, como as edições 21H2 e 22H2, para a versão mais recente 23H2. A partir de outubro de 2024, essa atualização será obrigatória para usuários das versões Enterprise, Education e IoT Enterprise da 21H2 e Home e Pro da 22H2.
Atualização será forçada pelo Windows Update
A decisão de forçar a atualização visa garantir que todos os usuários recebam os pacotes de segurança mais recentes, já que o suporte para as versões antigas será encerrado no dia 8 de outubro de 2024. Quem não atualizar o sistema deixará de receber atualizações de segurança mensais, expondo seus dispositivos a riscos e vulnerabilidades.
A atualização será feita automaticamente pelo Windows Update para dispositivos que não são gerenciados por departamentos de TI, o que inclui principalmente PCs domésticos. Embora o Windows 11 23H2 já esteja disponível há quase um ano, muitos usuários ainda hesitam em instalar a nova versão, principalmente por receio de problemas ou mudanças forçadas no sistema.
E agora? O que fazer?
Com a atualização se aproximando, os usuários devem se preparar fazendo backups de dados importantes e verificando a compatibilidade dos seus programas com a versão 23H2. Empresas e organizações, principalmente, devem começar a se preparar para essa transição do sistema.
Nos próximos dias, a empresa ainda deve fornecer mais informações para incentivar os usuários a atualizarem voluntariamente.