Após muita expectativa, a atualização do Windows 11 24H2, que foi lançada ontem (1º), está gerando problemas graves em alguns dispositivos, levando à temida "tela azul da morte" (BSOD). O problema foi identificado em aparelhos com processadores Intel de 11ª geração que utilizam drivers incompatíveis da tecnologia de som Intel Smart Sound Technology (SST).
Microsoft bloqueia atualização Windows 11 24H2
A Microsoft anunciou que bloqueou a distribuição da atualização para sistemas com drivers de áudio SST que apresentem as versões 10.29.0.5152 ou 10.30.0.5152, já que esses drivers estão relacionados ao erro. O driver problemático, conhecido como 'IntcAudioBus.sys', pode ser encontrado em "Dispositivos do Sistema" no Gerenciador de Dispositivos do Windows.
De acordo com a Microsoft, o problema afeta apenas dispositivos com processadores Intel de 11ª geração que possuem essas versões específicas do driver Intel SST. Para evitar que mais usuários sejam prejudicados, a empresa aplicou um bloqueio de compatibilidade, impedindo que a atualização do Windows 11 24H2 seja oferecida a esses sistemas.
Os usuários afetados estão sendo orientados a não forçar a atualização manualmente, utilizando ferramentas como o Media Creation Tool ou o Windows 11 Installation Assistant, pois isso pode causar instabilidade no sistema e mais erros de BSOD.
Solução temporária
Para aqueles que já estão enfrentando o problema, a Microsoft sugere a atualização dos drivers Intel SST para as versões 10.30.00.5714 ou superiores, ou 10.29.00.5714 e superiores. Essas atualizações podem ser feitas via Windows Update. Caso o driver atualizado não esteja disponível, a recomendação é entrar em contato com o fabricante do dispositivo para obter mais orientações.
A Microsoft destacou que, em alguns casos, pode levar até 48 horas após a atualização dos drivers para que a atualização do Windows 11 24H2 seja oferecida novamente, caso não haja outros bloqueios de compatibilidade.
Outros bloqueios de compatibilidade
Além do problema com o Intel SST, a Microsoft também implementou bloqueios de compatibilidade para dispositivos que executam o jogo Asphalt 8: Airborne, o aplicativo Easy Anti-Cheat, o Safe Exam Browser, alguns sensores de impressão digital com firmware incompatível e aplicativos de personalização de papel de parede. Esses bloqueios foram aplicados para garantir que esses sistemas não enfrentem problemas com a nova atualização.
A Microsoft garante que continua monitorando e corrigindo os problemas.
E você, já istalou a versão 24H2 do Windows 11? Está enfrentando problemas também? Deixe seu comentário!