A Microsoft lançou uma nova build para o Windows Server, destinada aos membros do programa Windows Server Insider. A nova versão, de número 26304, traz algumas melhorias importantes, com destaque para a introdução do Windows Defender Application Control for Business (WDAC), projetado para aumentar a segurança dos sistemas.

Quais as novidades e como baixar a build 26304?

A nova build está disponível em formato ISO e VHDX, com a opção de download da versão Datacenter Azure Edition Preview exclusivamente em inglês. As chaves de ativação para as builds de visualização também foram divulgadas pela Microsoft. Essa atualização expira em 15 de setembro de 2025.

O download está disponível no site da Microsoft. Para baixar e instalar a nova versão, use as chaves a seguir:

  • Padrão do servidor: MFY9F-XBN2F-TYFMP-CCV49-RMYVH
  • Datacenter: 2KNJJ-33Y9H-2GXGX-KMQWH-G6H67

Veja abaixo as principais novidades da atualização:

Windows Defender Application Control for Business (WDAC)

Uma das maiores novidades desta atualização é o Windows Defender Application Control for Business, uma ferramenta que ajuda a proteger servidores ao impor uma lista restrita de softwares permitidos para execução. Com essa funcionalidade, os administradores de sistemas podem ter mais controle sobre os aplicativos que rodam no servidor, reduzindo o risco de ataques por softwares maliciosos.

Essa camada extra de segurança é configurada por meio de cmdlets do PowerShell, utilizando a plataforma de segurança chamada OSconfig, que já oferece uma "política padrão" definida pela Microsoft, facilitando sua aplicação em servidores.

Visualização da linha de base de segurança do Windows Server 2025

A partir do build 26296, foi introduzida a linha de base de segurança do Windows Server 2025, que agora está disponível na build 26304. Essa linha de base oferece mais de 350 configurações pré-configuradas para aprimorar a segurança dos servidores, permitindo que administradores apliquem configurações de acordo com as melhores práticas do setor.

A linha de base é organizada em três categorias, baseadas na função do servidor:

  • Controlador de Domínio (DC);
  • Servidor Membro;
  • Membro do Grupo de Trabalho.

Essa visualização, no entanto, deve ser utilizada apenas em sistemas de teste, já que nem todas as configurações podem ser revertidas após aplicadas.

Melhorias no Server Flighting e Hub de Feedback

Usuários que estão participando do programa Server Flighting receberão a nova build automaticamente. Além disso, o Hub de Feedback, um aplicativo que facilita a comunicação direta entre os usuários e a Microsoft, agora está disponível para quem utiliza o Server Desktop. O app deve ser atualizado automaticamente, mas também pode ser atualizado manualmente na guia de configurações.

Alguns problemas já encontrados

Como acontece com qualquer build de teste, a versão 26304 traz alguns problemas que os usuários devem estar cientes. Entre os principais:

  • O rótulo pode referenciar incorretamente o Windows 11, embora a instalação seja do Windows Server;
  • A aplicação do componente opcional WinPE-Powershell não instala corretamente o Powershell no WinPE, causando falhas nos cmdlets;
  • A build apresenta falhas intermitentes na atualização de versões anteriores, como o Windows Server 2019 e 2022;
  • O serviço de logs de eventos pode falhar ao arquivar registros, necessitando de um reinício manual do serviço.

Fonte