A inteligência artificial está disponível em diversas plataformas, aplicativos e redes sociais, como a Meta IA do WhatsApp. Agora, até o Bloco de Notas do Windows 11 está recebendo recursos de IA. A nova funcionalidade, chamada "Reescrever", está sendo lançada em versão beta para Windows Insiders e permitirá "reformular frases, ajustar o tom e modificar o comprimento do seu conteúdo".
Inteligência artificial no Bloco de Notas do Windows 11
Usuários do programa Windows Insider podem experimentar o recurso facilmente: bastar destacar o texto que deseja ajustar no Bloco de Notas, clicar com o botão direito e escolher a opção "Reescrever".
A ferramenta exibirá uma caixa de diálogo onde você pode decidir como quer alterar o texto — por exemplo, é possível deixá-lo mais longo ou mais curto. A IA também oferecerá três versões reescritas pelas quais você pode substituir seu texto original.
No entanto, para utilizar esse recurso, é preciso entrar com sua conta da Microsoft, pois ele é "alimentado por um serviço baseado em nuvem que requer autenticação e autorização".
A gigante de Redmond está lançando a função "Reescrever" do Bloco de Notas em versão beta para usuários do programa Insider nos Estados Unidos, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Alemanha.
Como testar a IA do Bloco de Notas
Se você mora em algum desses países e quer testar o recurso em seu computador com Windows 11, é preciso se inscrever no programa Windows Insider. No entanto, saiba que há o risco de haver problemas de funcionamento, pois você estará utilizando uma versão de testes (beta) do Windows.
Como se registrar/inscrever no programa Windows Insider
Tempo necessário: 3 minutos
Acesse a página de registro/inscrição do Programa Windows Insider e clique em "entrar agora".
Após fazer o processo de registro no Programa Windows Insider, acesse a página de pré-visualização do Windows.
Escolha o canal Dev (Dev Channel).