A Microsoft está trazendo um recurso muito esperado para o Windows 11 que vai mudar a forma como você lida com as atualizações de sistema. Até agora, quando você instalava o sistema ou comprava um novo PC, o Windows começava a baixar e instalar as atualizações automaticamente. Agora será possível escolher quando e como essas atualizações serão aplicadas, tanto para usuários comuns quanto para empresas.
Resumo do que você precisa saber ⏳
- O Windows 11 agora permite que você escolha como e quando aplicar as atualizações de sistema.
- As empresas também terão mais controle, com políticas de grupo para gerenciar as atualizações.
- O lançamento oficial está previsto para meados de 2025, com um processo mais rápido e sem tantas reinicializações.
Windows 11 vai te permitir escolher as atualizações
Com o novo recurso, os dispositivos que utilizam o Windows 11 terão as atualizações de segurança e outros patches importantes aplicados logo no início, antes mesmo de você ver a área de trabalho pela primeira vez. Esse novo painel de atualização OOBE (Out of Box Experience), que foi repaginado, promete reduzir o tempo de espera e evitar a necessidade de várias reinicializações que antes eram comuns após a instalação.
![Novo painel de atualização OOBE do Windows 11. Imagem: Windows Latest/Reprodução Novo painel de atualização OOBE do Windows 11. Imagem: Windows Latest/Reprodução](https://www.oficinadanet.com.br/media/post/59841/330/oobe-commercial-ui-landing-page.jpg)
Além disso, para quem estiver configurando um dispositivo com o Windows 11 22H2, 23H2 ou 24H2, as atualizações serão baixadas e aplicadas no processo inicial, economizando aquele tempo de espera extra quando você conecta o computador à internet pela primeira vez. Isso significa que o sistema já estará com as últimas correções de segurança aplicadas.
A novidade deve ser uma mão na roda, especialmente para as empresas, que poderão gerenciar melhor a segurança dos dispositivos de seus funcionários. A Microsoft também está apostando em uma implementação suave, com um tempo de download e instalação de cerca de 20 minutos (embora isso possa variar dependendo do tamanho da atualização, da velocidade da internet e dos recursos do hardware).
A expectativa é que todas essas novidades estejam disponiveis para o público em geral até meados de 2025.