A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (11) que iniciou o lançamento gradual da prévia do Recall para usuários do programa Windows Insiders. O novo recurso, que captura automaticamente capturas de tela de tudo que você faz no PC Copilot Plus, foi desenvolvido para facilitar a busca por atividades anteriores, como documentos, sites e aplicativos utilizados.

Segundo a publicação oficial no blog da empresa, o Recall agora exige que o usuário opte por salvar as capturas, podendo também pausar o armazenamento a qualquer momento — uma medida pensada para reforçar a segurança e a privacidade dos dados.

O lançamento da ferramenta é aguardado há meses. A Microsoft planejava disponibilizar o Recall junto com os primeiros PCs Copilot Plus em junho passado, mas adiou a estreia após diversas críticas de especialistas em segurança digital. Posteriormente, a empresa prometeu um lançamento em outubro, mas novamente precisou adiar para garantir uma "experiência segura e confiável".

No final de 2024, o Recall foi disponibilizado em caráter experimental para Windows Insiders no Dev Channel em dispositivos Qualcomm Copilot Plus. Logo depois, a prévia também foi aberta para computadores equipados com Intel e AMD.

Apesar das controvérsias, o Recall impressionou quem já teve a oportunidade de testar. O jornalista Tom Warren, por exemplo, descreveu a ferramenta como "assustadora, inteligente e atraente", destacando seu potencial para transformar a forma como interagimos com nossos dispositivos.

Ainda não há uma data oficial para o lançamento público do Recall, mas a expansão do teste para mais usuários sugere que o lançamento final pode estar mais próximo do que nunca.

Fonte