Quando um projeto empresarial sai do papel, parte importante desse processo é escolher um nome que possa dar uma identidade a sua marca. Embora a pronúncia possa soar de forma estranha, assim como centenas de empresas chinesas, a Xiaomi tem uma explicação interessante por trás do seu nome.
Lei Jun, CEO da Xiaomi, explica que a escolha do nome de sua empresa está ligada à religião budista. Quando estavam reunidos com a equipe que fundou a empresa, nomes como "Estrela Vermelha", "Pimenta Vermelha" e "Arroz Negro" foram sugeridos, porém não foram adotados devido a uma série de fatores.
Na sequência da discussão, de repente, Jun pensa na sua frase favorita;
"O Buda vê um grão de arroz com tanta importância quanto o Monte Meru".
O monte Meru que Jun cita, se trata de uma montanha mitológica que é sagrada para as religiões asiáticas, como o hinduísmo e budismo. Dentre várias interpretações, ela é citada como um monte que tem um milhão de quilômetros de altura.
A palavra "arroz" em chinês se escreve "xiao", e depois dessa comparação com o gigantesco monte Meru, Jun disse as seguintes palavras;
"Nós não pegamos o grande, mas o pequeno. Vamos chamá-lo de Xiaomi."
Xiao (arroz) Mi (pequeno)
O nome "Xiaomi" imediatamente ganhou a aprovação de todos, e começou a ser usado. Mais tarde, Lei Jun foi questionado se esse nome influenciou o sucesso da empresa dada pela sua simplicidade e origem nobre. A resposta dele foi clara e afirmativa, dizendo que uma empresa não pode obter sucesso apenas pelo nome, mas sim pelo investimento que faz em seus produtos, por um preço relativamente acessível para o público.
"Se uma empresa não tem tecnologia básica, carece de bons produtos, não presta atenção à experiência do usuário, ela não pode ter sucesso. Pelo contrário, embora o nome da empresa seja simples e plano, toda a equipe pode trabalhar duro através da tecnologia e eventualmente obter recompensas. Então tudo depende do trabalho e das pessoas, o valor da marca nunca é trazido pelo nome."
Um sonho de um engenheiro
Conhecida por seus excelentes produtos com um preço acessível para o público, a Xiaomi começou como sonho de um engenheiro. Jun sempre imaginava poder mudar o mundo com seus aparelhos tecnológicos.
No começo, a empresa se concentrou em produtos construídos com alta tecnologia, que realmente oferecem uma excelente experiência ao usuário. Embora seja uma empresa jovem no mercado, a Xiaomi tem se mostrado forte concorrente de empresas pioneiras no ramo tecnológico.
A Xiaomi prova para o mundo que os melhores produtos podem ter os melhores preços, e a recompensa é que os usuários são fidelizados graças a esses nobres conceitos da empresa.
"Só queremos fazer uma coisa legal e subversiva para atender às expectativas dos fãs da Mi e satisfazer nossa exploração no campo técnico." - concluiu Jun.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.