Pela primeira vez na história, a Xiaomi superou a Apple em participação de mercado global no market share de celulares e agora é a segunda maior empresa em atividade no ranking mundial. De acordo com o levantamento realizado pela consultoria Canalys, a Xiaomi alcançou o percentual de 17% no segundo trimestre de 2021, contra 14% da dona do iPhone. Agora, a gigante chinesa está atrás somente da Samsung.
Xiaomi se torna a segunda maior fabricante do mundo
Segundo os dados coletados para o relatório do segundo trimestre de 2021, a Xiaomi obteve um crescimento anual de 83%, enquanto a Apple cresceu apenas 1%. A Samsung, líder absoluta, possui atualmente uma fatia de mercado de 19% e crescimento de 15% por ano. O Top 5 se completa com a Oppo, que ocupa o quarto lugar a nível mundial com um percentual de 10%, e mesmo percentual da Vivo, quinta colocada do ranking.
Percentual durante o 2º trimestre de 2021 | Crescimento anual | |
Samsung | 19% | +15% |
Xiaomi | 17% | +83% |
Apple | 14% | +1% |
Oppo | 10% | +28% |
Vivo | 10% | +27% |
No Brasil, a Xiaomi segue em ascensão
Mês após mês o Oficina da Net tem trago em primeira mão o market share de celulares em solo brasileiro. O relatório é levantado pela StatCounter que tem nos ajudado a perceber o crescimento da Xiaomi no Brasil.
Atualmente, ela é a empresa que mais cresce no mercado brasileiro e enquanto as demais fabricantes mantém a mesma média, a chinesa vem subindo, mesmo que lentamente, e já ameaça o terceiro lugar da Apple. De acordo com o último levantamento realizado no fim de junho, a Maçã possui um percentual de 13,49% e a Xiaomi vem logo atrás com 10,2%.
No Brasil, a liderança absoluta é ocupada pela Samsung que já é a principal fabricante do mercado nacional há alguns anos, e a Motorola que atualmente não tem ameaçado a Samsung, mas possui uma folga considerável da terceira colocada.
Como a Xiaomi tem crescido tanto assim?
De acordo com Ben Stanton, gerente de pesquisa da Canalys, "a Xiaomi está expandindo seus negócios no exterior rapidamente", e na América Latina, suas atividades já cresceram mais de 300%. Em outras partes do mundo, como na África e Europa Ocidental, a empresa já alcançou lucros de 150% e 50%, respectivamente.
"... [a Xiaomi] ainda está bastante voltada para o mercado de massa, no entanto, e em comparação com a Samsung e a Apple, seu preço médio de venda é cerca de 40% e 75% mais barato, respectivamente. Portanto, uma das principais prioridades da Xiaomi neste ano é aumentar as vendas de seus dispositivos de última geração, como o Mi 11 Ultra".
As empresas Oppo e Vivo são conterrâneas da Xiaomi, e mostram o crescimento do mercado chinês em âmbito mundial. As duas fabricantes já registraram o segundo e terceiro maior crescimento anual: 28% e 27%, respectivamente, e tendem a continuar crescendo devido ao custo benefício oferecido por seus produtos, algo que tem sido levado em consideração durante os tempos de pandemia e outras crises.
Fonte: Canalys, com informações da StatCounter
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.