Você já deve ter ouvido falar sobre o HyperOS. No final de 2023, a Xiaomi anunciou que esse seria o novo sistema operacional usado em seus próximos dispositivos, como tablets e smartphones. A empresa também revelou uma lista de aparelhos que já tinham sido lançados com alguma versão da antiga MIUI e que seriam agora atualizados para o novo HyperOS. Mas o que ele tem de diferente? É tudo novo ou só uma MIUI remodelada?
O HyperOS é uma MIUI atualizada?
O novo sistema HyperOS não é uma atualização da MIUI, ele foi todo repaginado. Desde 2010, a MIUI foi usada pela Xiaomi como uma interface personalizada, isto é, uma forma de usar o mesmo sistema Android que outras empresas do mercado usam, como Samsung, Motorola e realme, mas adaptar o visual, funcionalidades e recursos para seus próprios produtos e tornar isso exlusivo. Mesmo assim, a MIUI sempre dependeu do Android.
O HyperOS, porém, chega como um substituto a MIUI, indo muito além do que uma interface personalizada pode fazer. A Xiaomi mudou tudo, desde design, recursos internos e compatabilidade com outros dispositivos inteligentes. Por exemplo, o novo HyperOS é compatível com dispositivos que usam a IoT (Internet das Coisas). Ao contrário da MIUI, que era focada apenas em celulares, o novo sistema da Xiaomi está voltado para todos os tipos de dispositivos da marca, o que inclui até mesmo o novo carro criado pela fabricante.
MIUI x HyperOS: qual a diferença?
Em termos simples, a diferença entre MIUI e HyperOS está na forma como foram construídos e nos recursos oferecidos.
Para você entender melhor, a MIUI é o sistema operacional conhecido por depender fortemente do Android. Ele proporciona uma interface amigável e muitas opções de personalização, como temas e gestos. Além disso, possui uma comunidade ativa de usuários e desenvolvedores, o que significa que há muitos aplicativos e suporte disponíveis.
Já o HyperOS é a evolução do MIUI. A grande mudança é que o HyperOS é construído de forma independente, o que dá à Xiaomi mais liberdade na escolha de recursos, sem depender tanto do Android. Ele é projetado para se integrar perfeitamente ao ecossistema inteligente da Xiaomi, oferecendo uma experiência mais conectada e centrada no usuário.
Enquanto a MIUI oferece uma experiência sólida e personalizável, o HyperOS oferece mais que isso graças aos novos recursos da Xiaomi e como eles foram desenvolvidos. Dentre os destaques, o novo sistema conta com o Refatoração Abrangente, que melhora o desempenho em dispositivos específicos; a Conectividade Inteligente entre Dispositivos, para uma melhor integração dentro do ecossistema da Xiaomi; a Inteligência Proativa, que usa inteligência artificial para antecipar as necessidades dos usuários; e a Segurança de Ponta a Ponta, que utiliza criptografia para proteger a transmissão de dados entre dispositivos.
Quando o HyperOS será lançado?
O HyperOS já está disponível em alguns modelos de smartphones, como a linha Xiaomi 14 e Redmi Note 13, lançadas recentemente pela Xiaomi. A empresa também garantiu que ele estará disponível em diversos aparelhos comercializados no Brasil ao longo do primeiro semestre de 2024. Há alguns dias, a Xiaomi divulgou um cronograma sobre quais serão os primeiros aparelhos a receber a atualização de sistema com o HyperOS. Veja abaixo:
Quais aparelhos vão atualizar para o HyperOS?
Se seu aparelho não está na lista acima, talvez é por que ele será atualizado no decorrer dos próximos meses a partir do segundo semestre deste ano. Felizmente, a Xiaomi já divulgou uma lista completa de smartphones que receberão a atualização para HyperOS:
- Xiaomi 13, 13 Pro e 13 Ultra
- Mi Mix Fold
- Xiaomi Mix 4
- Xiaomi 12S, 12S Pro e 12S Ultra
- Xiaomi 12, 12 Pro e 12 Pro Dimensity
- Xiaomi 12X
- Xiaomi 11, 11 Lite, 11 Pro e 11 Ultra
- Xiaomi 10, 10 Pro, 10 Ultra e 10S
- Xiaomi Civi 3
- Xiaomi Сivi 2
- Xiaomi Civi 1S
- Xiaomi Civi
- Redmi K60E
- Redmi K50, K50 Pro, K50 Gaming e K50 Ultra
- Redmi K40, K40 Pro, K40 Gaming e K40S
- Redmi Note 13, 13 Pro e 13 Pro Plus 5G
- Redmi Note 13R e 13R Pro
- Redmi Note 12, 12 Pro, 12 Pro Plus, 12 Pro Speed Edition e 12 Turbo
- Redmi Note 12T Pro
- Redmi Note 12R e 12R Pro
- Redmi 12 5G e 12C
- Redmi Note 11, 11 Pro e 11 Pro Plus
- Redmi Note 11T, 11T Pro e 11T Pro Plus
- Redmi Note 11R, 11E e 11E Pro
Tablets
- Xiaomi Pad 6
- Xiaomi Pad 5 Pro 12.4
- Xiaomi Pad 5 Pro SG
- Xiaomi Pad 5 Pro
- Xiaomi Pad 5
- Redmi Pad SE
- Redmi Pad
Quais as novidades do HyperOS?
O HyperOS tem diversos novos recursos voltados para o ecossistema Xiaomi. Abaixo, separamos algumas dessas novidades:
Compatibilidade com dispositivos IoT
Uma das coisas que a Xiaomi mais deu atenção na chegada do HyperOS é a compatibilidade expandida com dispositivos que utilizam a Internet das Coisas (IoT). Ao contrário do MIUI, que era centrado apenas em smartphones, o HyperOS é projetado para funcionar em todos os dispositivos da marca.
Segurança aprimorada
A segurança no HyperOS também foi reforçada e estendida de ponta a ponta. Visando melhorar a proteção dos dados e privacidade dos seus usuários, a Xiaomi implementou medidas de proteção extensivas em nível de hardware e software, fortalecendo ainda mais a segurança.
Melhorias no sistema gráfico e multitarefas
O sistema gráfico passou por uma reestruturação, incorporando um novo pipeline de renderização que suporta imagens incrivelmente realistas. O multitarefas também foi aprimorado com um novo controlador de janelas, facilitando a navegação entre diferentes aplicativos e janelas de tela dividida.
Design e sistema de fontes
A mudança mais fácil de identificar está na interface do HyperOS, que recebeu melhorias de design para tornas a visualização mais confortável, fluida e diversificada. Destaque para a nova tela de bloqueio artística que permite criar imagens que combinam design clássico com tecnologias avançadas. O sistema de fontes, chamado MiSans Global, oferece suporte a mais de 600 idiomas e mais de 100 mil glifos.
Firmware e sistema de arquivos leves
O HyperOS se destaca também pela leveza de seu firmware, ocupando consideravelmente menos espaço interno do que versões anteriores da MIUI, proporcionando mais espaço para aplicativos e arquivos. Além disso, as atualizações tornaram-se mais eficientes, com menor tempo de gasto e ocupação de armazenamento. O sistema de arquivos também é extremamente leve, garantindo desempenho contínuo e suave.
Máximo desempenho
O HyperOS não é apenas mais leve, mas também teve seu desempenho maximizado. Ele eficientemente utiliza os recursos de hardware do dispositivo, fazendo uma avaliação precisa e integrada da carga da CPU para garantir um desempenho superior. O sistema é compatível com uma ampla variedade de hardware, suportando mais de 20 sistemas de arquivos e mais de 200 plataformas de processador.
Otimização do armazenamento a longo prazo
A Xiaomi destaca que o HyperOS realiza uma otimização do armazenamento que mantém as perdas de desempenho próximas de zero ao longo de 50 meses, proporcionando uma experiência consistente e duradoura para os usuários.
Antes de você ir...
Além do HyperOS, vale a pena saber se seu celular está na lista dos aparelhos que vão receber o Android 15 que ainda nem foi lançado. No vídeo abaixo, você vai gostar de saber quantas atualizações as empresas garantem para cada aparelho: