A Xiaomi é uma das maiores fabricantes de celulares no mundo. No Brasil a marca investiu na presença física em 35 lojas oficiais, além de comercializar os produtos através de uma rede de parceiros oficiais e pontos de venda no varejo.
Nem todos os celulares da marca são vendidos aqui no Brasil, desde sua chegada, a Xiaomi tem se empenhado em oferecer produtos que se encaixem na necessidade do público brasileiro. Devemos encontrar mais modelos de entrada e intermediários.
Lojas oficiais da Xiaomi no Brasil
A Xiaomi conta com lojas oficiais online nos seguintes varejistas:
- Casas Bahia: casasbahia.com.br
- Americanas: americanas.com.br
- Polishop: polishop.com.br/xiaomi
- Magazine Luiza: magazineluiza.com.br
- Netshoes: netshoes.com.br
- Mercado Livre: loja.mercadolivre.com.br/xiaomi
- Site oficial da Xiaomi (mibrasil.com.br).
No varejo físico, a Xiaomi marca sua presença em mais de oito mil pontos de venda, colaborando com grandes e renomadas cadeias de lojas, bem como varejistas regionais. A lista inclui:
- Casas Bahia
- Lojas Americanas
- Polishop
- Riachuelo
- Gazin
- Havan
- Bemol
- Martinello
- Loja Zema
- Lojas Colombo
- Armazem Paraíba
- Simonetti
Amazon de fora?
Na Amazon não há uma loja oficial da Xiaomi, assim como a Apple, Motorola ou Samsung tem. Todos os produtos da Xiaomi que você vai encontrar na Amazon são importados de forma não oficial, o também conhecido mercado cinza.
Por que é difícil encontrar produtos oficiais?
Encontrar os produtos da Xiaomi nas lojas de varejo é um desafio. Existem milhares de lojas marketplaces, uma razão que dificulta encontrar os produtos oficiais em meio a tantos outros é a diferença de preços entre produtos vendidos nos canais oficiais e aqueles oferecidos por outros vendedores.
Os produtos da Xiaomi vendidos oficialmente têm preços mais altos devido aos impostos pagos e outras taxas aplicáveis que são parte do compromisso da marca com a legalidade e a garantia de qualidade.
Para ilustrar, comparemos dois produtos específicos disponíveis na Magazine Luiza:
Essa é uma das menores diferenças de preço que consegui encontrar. O Redmi Note 13, aliás um smartphone que vem se destacando nas últimas semanas, está pelo menos 30% mais caro nessa versão de 8GB de RAM. Se procurar vai encontrar diferenças maiores.
É mais caro comprar aqui, vale a pena?
Eu entendo que a Xiaomi tenha custos adicionais no Brasil, como taxas de homologação, manutenção de lojas físicas, salários de funcionários e impostos, que não são aplicáveis a produtos importados. Ainda assim, muitos consumidores encontram vantagens em importar, frequentemente a custos inferiores aos praticados oficialmente no país.
Você não vê as pessoas importando Samsung e Motorola, pois os preços dessas marcas se equiparam com os valores fora do Brasil. Por que alguém importaria um produto sem nota fiscal, sem garantia se o valor aqui é o mesmo?
Como defensor dos direitos do consumidor, eu não posso deixar de destacar a importância da garantia, um direito assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor no Brasil. No entanto, a disparidade de preços, que muitas vezes é exorbitante, não pode ser ignorada.
E o que você pensa a respeito? Comente abaixo.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.