Estamos em 2024, e embora ainda seja cedo para dizer quais os melhores ou piores celulares lançados neste ano, podemos apontar pelo menos os modelos que não valem a pena comprar neste ano. Seja por causa da sua ficha técnica limitada, do preço exagerado ou por que existem melhores, listamos aqui os três piores celulares da Xiaomi para comprar neste ano. Para não se arrepender mais tarde, fuja destes aparelhos.
📢 AVISO IMPORTANTE
O nosso objetivo é te ajudar a escolher o melhor celular para você! No vasto mundo dos smartphones, há sempre um aparelho perfeito para cada pessoa, mas também existem aqueles que não valem a pena o investimento. As informações que compartilhamos aqui são fruto de testes diários que realizamos. No entanto, queremos deixar claro que não pretendemos criar preconceito com quem já possui algum dos dispositivos listados. Nosso objetivo é facilitar sua decisão, não julgar suas escolhas. Estamos aqui para ajudar, e a decisão final sempre será sua!
POCO C50: fraco é apelido
Você acha que um celular com 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento atende a sua necessidade hoje em dia? Há alguns anos atrás, sim, essa é uma ficha técnica invejável. Entretanto, o POCO C50 foi lançado pela Xiaomi em pleno 2023 sem nenhum ponto positivo.
Além dessa mísera configuração de memória, ele vem equipado com o fraquíssimo processador MediaTek Helio A22, lançado em 2018. A tela é básica com tecnologia IPS, tem uma câmera de 8 MP na traseira e uma frontal de 5 MP. A bateria, talvez a única coisa que se salve aqui, é de 5.000 mAh. Por ter esse pacote fraco, esse é o pior Xiaomi que você pode encontrar a venda por aí.
POCO X3 Pro: não dá para recomendar já há algum tempo
O POCO X3 Pro não é um celular ruim, longe disso. Embora seja um lançamento de 2021, podemos dizer que até hoje ele ainda vai conseguir te oferecer uma experiência legal, mesmo em jogos mais pesados. Seu processador Snapdragon 860 ainda é muito querido pela comunidade. Entretanto, ele está nessa lista por dois motivos. Primeiro, ele já não tem suporte para novas atualizações de Android. Sua última atualização foi o Android 13 em 2023.
Segundo, seu preço é igual ou até mais alto que lançamentos mais recentes. Há alguns anos atrás ele era imbátivel na relação custo-benefício, mas hoje ele continua custando R$ 1.600, que é o mesmo preço do POCO X5 Pro, seu sucessor. Isso significa que com o mesmo dinheiro que você compra o X3 Pro, você pode encontrar aparelhos mais completos e modernos. Isso quer dizer que ele não vale a pena em 2024.
POCO F4 GT: seria um iPhone da Xiaomi?
Diferente dos dois outros modelos dessa lista, o POCO F4 GT é um celular moderno, com gatilhos para jogos e um conjunto de especificações que agrada qualquer usuário, desde os mais exigentes, como também aqueles que procuram apenas um bom celular com suporte ao 5G. Qual é então o problema do POCO F4 GT?
O primeiro problema tem a ver com sua performance. Embora seja classificado pela Xiaomi como um celular feito para jogos, ele não passou nos testes que fizemos por aqui. Esquentou bastante e decepcionou no desempenho em jogos populares como Fortnite, Free Fire MAX e PUBG Mobile. A bateria também foi muito mal, ocupando hoje o 76º no nosso ranking de melhores baterias. Tudo isso poderia até ser aceitável, mas não para um celular que hoje custa R$ mais de 3 mil. A Xiaomi já parou de fabricar esse modelo, então quem tem coloca o preço que quiser. Beleza, eu só não recomendo a compra!
Antes de você ir...
Apesar desses modelos, a Xiaomi também tem excleentes opções disponíveis. Veja essa lsita que fiz com três celulares da Xiaomi que testamos e recomendamos. Também indicamos o POCO M6 Pro, que está em excelente oferta nesse momento.