A Xiaomi criou uma legião de fãs ao lançar smartphones com preços competitivos e especificações interessantes, mas existe algo que sempre irritou muitos consumidores da marca: os anúncios na interface dos celulares. Embora seja possível desativá-los, o processo ainda é complexo e, infelizmente, parece que a fabricante chinesa não está interessada em facilitá-lo.
Sem mudanças
Recentemente, um vazamento sugeriu que a Xiaomi estaria trabalhando para adicionar uma opção no menu de configurações que desativaria os anúncios do sistema por completo. No entanto, parece que esse recurso não deve ser implementado na HyperOS tão cedo.
Em uma declaração ao site Android Authority, a empresa reconheceu os planos de melhorar a experiência do usuário reduzindo a quantidade de aplicativos pré-instalados e "páginas de entrada de exibição de conteúdo".
Contudo, a declaração rejeitou explicitamente a ideia de uma maneira fácil para desativar os anúncios: "Atualmente, não estamos planejando adicionar essa ferramenta que, realisticamente, apenas um pequeno número de usuários descobriria e usaria".
No processo atual, os usuários devem encontrar o aplicativo "MSA" dentro das configurações do sistema e, em seguida, entrar nas configurações individuais de cada aplicativo, como "Gerenciador de Arquivos", "Música" e "Downloads", para só então desativar os anúncios.
Não incluir um simples botão no menu da interface é uma decisão que certamente deixará muitos usuários desapontados, especialmente quando consideramos que o procedimento necessário para desativar os anúncios por completo é tão trabalhoso.