A Xiaomi alcançou a segunda posição em vendas globais de smartphones em agosto de 2024, superando a Apple. Essa a primeira vez que a marca chinesa ocupa esse lugar desde agosto de 2021. Enquanto a Xiaomi manteve suas vendas estáveis, a Apple viu suas vendas despencarem no mesmo período. Os dados foram revelados pelo Smartphone 360 Monthly Tracker da Counterpoint Research.

Xiaomi desbanca a Apple em vendas no mês de agosto

No mês de agosto, a empresa superou o desempenho do mercado, compensando as quedas sazonais em seus principais mercados com um crescimento impulsionado por promoções na América Latina. Após dificuldades de fornecimento em 2022, a Xiaomi, assim como outras empresas do setor, precisou enfrentar um cenário extremamente desafiador em 2023.

Market-share de 2021 a 2024 no mercado global de smartphones. Imagem: Counterpoint/Reprodução
Market-share de 2021 a 2024 no mercado global de smartphones. Imagem: Counterpoint/Reprodução

Após um ano difícil em 2022 e um primeiro semestre complicado em 2023, a Xiaomi ajustou sua estratégia de produtos, vendas e canais, começando a colher os frutos desse trabalho e apresentando crescimento robusto ao longo do último ano.

O diretor de pesquisa, Tarun Pathak, comentou sobre a estratégia da Xiaomi:

"Neste ano, a Xiaomi adotou uma abordagem mais enxuta em sua linha de produtos, concentrando-se em criar um modelo principal por faixa de preço, ao invés de lançar múltiplos dispositivos em um mesmo segmento. Além disso, revitalizou suas ações de vendas e marketing, expandindo-se em novos mercados e consolidando sua posição nos já existentes. Enquanto os dispositivos de entrada e intermediários continuam a ter bom desempenho, a marca também está avançando no segmento premium com smartphones dobráveis e 'ultra'."

Muitos dos principais mercados da Xiaomi experimentaram recuperação econômica nos últimos trimestres, beneficiando especialmente a demanda por dispositivos em faixas de preço mais acessíveis. A Xiaomi é especialmente forte nos modelos abaixo de $200, especialmente após o lançamento das séries Redmi 13 e Note 13, que oferecem dispositivos 5G a preços competitivos.

Esses modelos se tornaram extremamente populares, permitindo que a Xiaomi ganhasse participação de mercado em regiões-chave como Índia, América Latina, Sudeste Asiático, Oriente Médio e África. No Brasil, é a Motorola que está a frente da Apple. A Xiaomi ocupa a quarta colocação no território brasileiro.

Apple ainda pode recuperar a liderança

A conquista da segunda posição pela Xiaomi também se deve ao seu crescimento agressivo recente, aliado à queda sazonal da Apple. Em geral, agosto costuma ser um mês fraco para a Apple, já que o lançamento de uma nova geração de iPhones acontece em setembro. A chegada do iPhone 16 provavelmente permitirá que a Apple recupere a segunda posição, ou até mesmo a primeira, nos próximos meses, conforme as vendas aumentam.

Esse feito da Xiaomi reflete uma tendência mais ampla no mercado global de smartphones. À medida que as marcas se aproximam em termos de tecnologia e preço, a competição se intensifica. Novos formatos, como smartphones dobráveis, e recursos de inteligência artificial geracional estão ajudando as marcas a se diferenciarem. O ecossistema de dispositivos, o design de produtos e as estratégias de marketing e pesquisa permanecem fundamentais, como demonstrado pelo recente crescimento da Xiaomi.

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