A Xiaomi divulgou a lista de smartphones que chegaram ao fim do ciclo de suporte de software. Esses dispositivos, chamados de EOL (End of Life), não receberão mais atualizações do sistema operacional ou patches de segurança, deixando os aparelhos mais vulneráveis a falhas e incompatibilidades com aplicativos mais comuns. Apesar disso, os modelos continuam funcionando normalmente para tarefas básicas.
Xiaomi "mata" 74 modelos de celulares
A Xiaomi costuma oferecer suporte de software por até três ou quatro anos. Após esse período, os dispositivos são arquivados como EOL. Veja abaixo a lista de todos os modelos que estão ficando sem suporte a partir de agora:
Linha Mi
- Mi 1
- Mi 2
- Mi 2A
- Mi 3
- Mi 4
- Mi 4S
- Mi 4C
- Mi 5
- Mi 5S
- Mi 5S Plus
- Mi 5C
- Mi 5X
- Mi 6
- Mi 6X
- Mi 8
- Mi 8 Lite
- Mi 8 SE
- Mi 8 Pro
- Mi 8 UD
- Mi 8 Explore Edition
- Mi 9
- Mi 9 Lite
- Mi 9 SE
- Mi 9 Pro 5G
- Mi 9T Pro
- Mi Mix 2
- Mi Max
- Mi Max 2
- Mi Max 3
- Mi Note
- Mi Note 2
- Mi Note 3
- Mi Note 10
- Mi Pad 1
- Mi Pad 2
- Mi Pad 3
- Mi Pad 4
- Mi Pad 5 Pro
Linha Redmi
- Redmi 1
- Redmi 1S
- Redmi 2
- Redmi 3
- Redmi 3S
- Redmi 4
- Redmi 4X
- Redmi Note 1
- Redmi Note 2
- Redmi Note 3
- Redmi Note 4
- Redmi Note 5
- Redmi Note 6
- Redmi Note 7
- Redmi Note 8
- Redmi Note 9
- Redmi Note 9T
- Redmi K20
- Redmi K30
- Redmi 9
- Redmi 9A
- Redmi 9C
- Redmi 9T
- Redmi Pro
- Redmi S2
- Redmi Go
- Redmi Y1
- Redmi Y2
Linha POCO
- POCO F1
- POCO F2 Pro
- POCO X2
- POCO X3
- POCO X3 NFC
- POCO M2
- POCO M3
- POCO C31
O que muda para os usuários?
Os dispositivos que estão nessa lista estão perdendo o suporte, mas isso ão quer dizer que eles vão parar de funcionar. Na verdade, continuarão funcionando para tarefas básicas, como ligações, navegação na internet e uso de aplicativos. Porém, com o tempo, a ausência de patches de segurança pode expor os celulares a vulnerabilidades cibernéticas. Além disso, novos aplicativos e serviços podem deixar de ser compatíveis.
Então, se você é dono de um dos modelos afetados, ainda pode aproveitar o aparelho, mas talvez seja hora de considerar uma troca por um modelo mais recente. Já para quem planeja comprar um Xiaomi, optar por dispositivos lançados recentemente é a melhor opção.
Atualmente, a empresa oferece um suporte de três a quatro anos, dependendo do modelo. Esse é um tempo razoável, mas para quem procura um aparleho para durar muitos anos, aí eu indico os mais recentes da Samsung, que ganham suporte por até sete anos, assim como a Apple, que já é conhecida por cuidar dos seus iPhones por muito tempo.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.