O YouTube revelou no início desta semana várias mudanças para a sua plataforma de vídeos com a finalidade de aumentar a valorização do conteúdo real e combater a desinformação através das notícias falsas. Sendo assim, o site e também os aplicativos do YouTube devem contar com ao menos três novidades importantes.
Com isso, a página inicial do YouTube irá ganhar seções dedicadas a notícias originadas de fontes confiáveis, com credibilidade determinada pelo algoritmo do Google. A identidade do canal será cruzada com o histórico de citações da fonte através de outras publicações. Com isso, o YouTube irá preferenciar sempre as notícias vindas do jornalismo profissional em vez de promover vídeos de canais de entretenimento.
A tela de buscas do YouTube também sofrerá mudanças. Ao realizar uma pesquisa de um fato histórico importante no YouTube, os usuários terão acesso primeiramente a um resultado de texto vindo de fontes como o Wikipédia. A intenção é exibir informações oficiais antes mesmo de qualquer vídeo sobre o tema.
Os primeiros vídeos no resultado de tal busca também serão ordenados conforme a credibilidade da fonte, seguindo praticamente os mesmos critérios que colocam os vídeos jornalísticos à frente dos demais.
Já a terceira mudança está relacionada com as notícias em desenvolvimento, dos acontecimentos de fatos que estão sendo cobertos pela imprensa de modo contínuo. Vale mencionar que em muitos episódios, como durante os tiroteios nos Estados Unidos, muitos vídeos com títulos caça-cliques circularam entre os resultados das buscas, e até mesmo com notícias mentirosas, o que só propagava a desinformação.
Agora, porém, quando o usuário pesquisar sobre algum acontecimento no YouTube, a plataforma deverá mostrar os artigos escritos antes de exibir os vídeos, e todos eles vindos de publicações confiáveis.
As novidades em questão já estavam sendo testadas pelo YouTube com alguns usuários, agora, no entanto, elas devem chegar para todos gradualmente. "O YouTube tem a responsabilidade de tornar fones confiáveis disponíveis imediatamente, oferecer conteúdo para ajudar pessoas a tomarem suas próprias decisões e apoiar o jornalismo com tecnologia que faz as notícias prosperarem", disse o chefe de produto do YouTube Neal Mohan em um comunicado oficial.