O YouTube está realizando uma faxina nas contas de spam, e de acordo com a plataforma, isso pode acarretar em uma "redução notável" nas contagens de assinantes à medida que a limpeza ocorre.
Uma postagem oficial no fórum de produtos do YouTube diz que tais varreduras integram a manutenção de rotina realizada pela empresa. A remoção das contas de spam ajuda a manter o YouTube "em condições justas" para todos os criadores de conteúdo, já que eles podem aumentar artificialmente a contagem de inscritos de um canal. Ainda não se sabe quantos canais serão afetados, mas a empresa quer que todos estejam preparados para um possível declínio.
"Verificamos regularmente a legitimidade de contas e ações em seu canal do YouTube", diz a postagem do blog. "Como parte dessas verificações regulares, identificamos e removeremos vários assinantes que eram de fato spam de nossos sistemas."
De acordo com a postagem no blog, as contas de spam são geralmente usadas para fazer com que um canal pareça mais popular do que é realmente.
"Os canais que tinham uma alta porcentagem de spam e caiam abaixo de 1.000 inscritos não vão mais atender ao requisito mínimo do YPP [Programa de parceria do YouTube] e serão removidos do programa", diz a postagem do blog. "Eles são incentivados a reaplicar uma vez que eles tenham reconstruído seus assinantes organicamente".
A limpeza começa acontecer a partir desta sexta-feira (14). Os donos de canais afetados irão ver um banner no YouTube Studio ou no Classic Creator Studio.
Fonte: The Verge