Na quinta-feira, os usuários do YouTube em todo o mundo relataram interrupções que os impediram de acessar o conteúdo do maior site de compartilhamento de vídeos do mundo.
Os usuários se voltaram para o Twitter para expressar sua frustração e tentar obter respostas. Contudo, poucas respostas foram dadas. O problema parece ter sido contornado rapidamente, mas acendeu um alerta em meio a comunidade de Youtubers.
Será que ter seu conteúdo somente em uma única plataforma é seguro?
A breve interrupção, que parece ter começado por volta das 16 horas e aparentemente foi resolvida cerca de 30 minutos depois, afetou usuários nas costas dos EUA, Europa Ocidental e partes da Austrália.
Houveram relatos também pelo Brasil, não especificamente de criadores, mas de usuários que ao buscar por vídeos no Youtube se depararam com a mensagem de erro.
o site DownDetector registrou mais de 21 mil notificações do problema.
Devido a pandemia da COVID-19, o YouTube, a plataforma de vídeo mais popular do mundo, parece ter se tornado ainda mais procurada para que criadores e pessoas comuns postem algum tipo de vídeo, para mostrar de tudo, principalmente neste momento em que todos, ou pelo menos a maioria, está em casa.
Esse problema apesar de pontual, pode também ter sinalizado ao Google que, vale a pela dar uma olhada em sua insfraestrutura e ver se não está na hora de fazer ajustes para segurar o número de acessos ao conteúdo presente na plataforma.
Buscar conteúdo infantil para nossos filhos, buscar por notícias de nossa cidade, estado e país, assim como do mundo, a respeito da pandemia, ou simplesmente buscar assistir qualquer conteúdo que nos livre do pensamento do "até quando essa pandemia vai", definitivamente está dando trabalho para o pessoal de TI da Google.
E você, qual o conteúdo que mais busca no Youtube?